CEBI em destaque

CEBI-RN: Encontro de formação sobre a Justiça Social e o Profeta Amós em Mossoró

CEBI-RN: Encontro de formação sobre a Justiça Social e o Profeta Amós em Mossoró

Os profetas são personagens bíblicos muito inspiradores. Se destacam pela coragem e pela ousadia com que enfrentaram as rígidas e poderosas estruturas da sociedade de seu tempo, para denunciar as dores do povo e anunciar um mundo novo pautado na justiça social. Neste cenário a comunidade do CEBI de Mossoró-RN tiveram um encontro especial com o Profeta Amós para conhecer sua parte de vida, suas denúncias e seu ministério profético.

O encontro aconteceu no sábado, 13/06, e faz parte de um planejamento do CEBI Mossoró que realiza mensalmente um encontro de formação aberto a participação da comunidade. A assessoria foi do Padre Francisco Cornélio que apresentou sua Dissertação de Mestrado em Teologia Bíblica com tema “Justiça Social como tema profético”

Inicialmente o Padre Cornélio falou sobre as peculiaridades de se abordar essa temática na conclusão de sua dissertação. A dificuldade de encontrar, em Roma, a bibliografia e um orientador que aceitasse essa abordagem dos profetas ligando-os às questões da justiça social, tema mais frequentemente abordado nas igrejas da América Latina.

“Hoje conhecemos um Profeta corajoso que denunciou autoridade religiosas e políticas, defendendo o povo pobre e explorado pelos poderosos. Ele é um exemplo aos grupos religiosos que hoje se fecham numa religiosidade vazia e sem compromisso com quem sofre as injustiças do mundo” declarou Itamir Vieira, participante do encontro.

O encontro refletiu sobre a justiça social defendida pelo Profeta Amós que, intolerante contra os opressores, corajosamente elevou sua voz para defender as pessoas do campo e da cidade, homens e mulheres simples que tinham suas vidas, sua força de trabalho e sua própria fé exploradas pelo governo político e religioso.

“Ao observar os rituais religiosos nosso Profeta identificou uma religião ligada aos rituais e desligada da vida do povo. Havia muito luxo, incenso, sacrifícios e poucas práticas em defesa da vida como Deus quer. Com esse olhar crítico Amós atacou esse fervor religioso vazio e que distanciava os pobres de Deus” ressalta Cornélio ao falar sobre um dos pontos do ministério profético de Amós.

Por fim o encontro foi uma oportunidade de se conhecer fatos da Bíblia que servem como inspiração para nossa caminhada em busca do Reino, já que a voz do Profeta Amós continua atual e precisa ecoar em todo lugar em que houver injustiça, seja nas relações de gênero, de trabalho, nas lutas sociais e até mesmo nas Igrejas.     

GRITO DOS EXCLUÍDOS – O próximo encontro mensal de formação do CEBI Mossoró-RN acontecerá no dia 11 de julho onde será abordada a temática dos Movimentos Sociais e o Grito dos Excluídos 2015.

Confira algumas imagens:

""

""

""

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×