Nos dias 28 e 29 de junho, aconteceu a 3ª Etapa da Escola de Facilitadores do CEBI-RO, em Jaru. A oração inicial ajudou a conduzir a caminhada de todo o encontro: “Seu povo será meu povo, seu Deus será meu Deus” (Rute 1, 16).
Motivado pela declaração de amor feita por Rute a Noemi, o grupo dedicou-se a fazer uma revisão da história de Israel lembrando que o povo abandonou o projeto Elimeleck (“Meu Deus é rei”), o que fez a vida deixar ser Noemi (“Minha doçura”) para se tornar Mara (“amarga”).
Continuando com o livro de Rute, foi possível descobrir o tesouro que lá existe para o resgate do respeito e da dignidade, direito de todos os povos e nações, raças e etnias, crenças e religiões, gêneros e idades.
Além de permitir uma compreensão do contexto do Pós-Exílio, o encontro proporcionou momentos para o grupo fazer memória da história do CEBI e ao mesmo tempo assumir e renovar o compromisso com a Palavra.
A Escola tem por objetivo principal capacitar facilitadores/as para o trabalho de Leitura Popular da Bíblia no Estado de Rondônia. A próxima etapa será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, em Ouro Preto do Oeste.
Raquel e Jerônima