Notícias

México: Leitura Popular da Bíblia e Bibliodrama em Chiapas

México: Leitura Popular da Bíblia e Bibliodrama em Chiapas

Está acontecendo nesta semana uma Oficina de Leitura Popular da Bíblia e Bibliodrama na cidade de San Cristóbal de Las Casas (lugar onde Bartolomeu de Las Casas exerceu seu episcopado), Estado de Chiapas, México. A oficina foi organizada pelas pessoas que participaram no Encontro de Leitura Popular de Bíblia no DEI (Departamento Ecumênico de Investigaciones) de Costa Rica ano passado.

Paulo Ueti, do CEBI, está facilitando a oficina. Participam 25 pessoas vindas de diferentes partes do México, sendo a maioria da região de Chiapas. Algumas pessoas indígenas também estão presentes. São cinco idiomas diferentes e um desafio intercultural de integração e de interpretação do cristianismo, expresso de forma diversa na tradição Maya em algumas regiões do país. Uma sacerdotisa Maya colabora nos devocionais matutinos.

Depois do primeiro dia de trabalho o grupo se sente confortável e encorajado para compartilhar a vida e as experiências, bem como se renovar na espiritualidade, no reconhecimento da pluralidade e diversidade como desejo de Deus e formato das Escrituras Sagradas. O processo de interpretação será o foco da oficina durante a semana, em que o grupo trabalha a metodologia do Bibliodrama e da Leitura Popular da Bíblia de forma integrada. O grupo tece a colcha da vida juntando com a colcha da Bíblia. O encontro terminará no sábado dia 21 ao meio dia.

O curso acontece no Centro Universitário de Filosofias e Teologias Contextuais "Samuel Ruiz Garcia" O espaço foi fundado por Dom Samuel Ruiz, bispo Católico Romano, comprometido com a luta indígena e pelos direitos dos povos e do planeta, que já fez sua páscoa. No mesmo local funcionam: o Centro de Estudos e Práticas sobre Adisciplinariedade, Pluriversalidade e Ecologias (de saberes, de temporalidades, de reconhecimentos, de lugares, de produções); a Sociedade Cooperativa de Produtores; a Universidade da Terra de Chiapas "Ivan Illich"; o Centro de Estudos, Informação e Documentação "Immanuel Wallerstein"; e o Centro de Estudos da Interculturalidade "R. Pannikar e R. Fornet Bitancourt".  

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×