No segundo semestre de 2012, de vários pontos da região metropolitana do Recife, pessoas manifestaram o desejo de “estudar bíblia”. A Coordenação do CEBI-PE (Região Metropolitana do Grande Recife) e a Coordenação Estadual da Escola Bíblica viram nesta procura uma possibilidade de aplicar, em uma escola local, a vivência da Escola Bíblica Palavra na Vida (2010/2011). Naquela escola a palavra vinha por intermédio da vida e fazia eco na bíblia e nos muitos textos inspirados.
O desafio, para esta Escola que iniciou no dia 23 de março, é unir dois instrumentos metodológicos (curvas da vida e linha do tempo) na Leitura Popular da Bíblia. Mantendo a tradição das Escolas Bíblicas, a EB 2013 tem os pés no chão da vida e a Bíblia aberta sobre o chão recifense, pernambucano e nordestino.
O encontro inaugural da 1ª etapa teve como motivação Nós e a Bíblia. As pessoas participantes se apresentaram através de frases e palavras escritas em tarjetas, contado as suas histórias de vida e quais as características que as identificam.
Os textos de Téa Frigério, Carlos Mesters, Francisco Orofino e Santo Agostinho se uniram aos sentimentos que cada qual expressou sobre o que a Bíblia significa, construindo o jeito que o grupo vê e lê a Bíblia.
A leitura orante e ativa da passagem dos discípulos de Emaús apontou para os caminhos que serão trilhados por este grupo, que com a graça de Deus, volta a se reunir no mês de abril 2013.