Cerca de 35 pessoas provenientes da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Brasil, Equador, Peru, Nicarágua, República Dominicana, Costa Rica, Cuba e EE UU participaram da XX Assembleia de Ribla, de 25-30 de maio 2012, realizada em Bogotá – Colômbia. O CEDEBI, centro bíblico daquele país, organizou esta assembleia com a colaboração de Elsa Tamez, Lauren Fernandez, Esteban Arias, Pablo Richard, entre outros.
A presença do Prof. Milton Schwantes foi marcada tanto pela celebração da sua memória, como pelo carinho e admiração com que se falou sobre seu testemunho. Na foto que acompanha esta notícia, vejam a faixa que traz o texto que marcou sua postura de pastor, de cristão atuante e fecundo: "Corra el derecho como las aguas y la justicia como impetuoso arroyo" (Amós 5,24)
O primeiro dia foi de análise de conjuntura, com assessoria de um especialista para a análise da Colômbia. Em um segundo momento houve um trabalho em grupo para a partilha da conjuntura das outras regiões da AL e Caribe. Um complexo material, com aspectos semelhanças e também com uma grande diversidade, foi apresentado no plenário. Depois de fazer referência ao contexto onde nos situamos, iniciou-se a reflexão sobre RIBLA a partir de uma memória da caminhada e de uma avaliação da Revista. Chegou-se à conclusão de que RIBLA é um milagre, porque sem recursos financeiros próprios, sendo elaborada através de trabalhos voluntários, mantém uma excelente qualidade. Logo, aspectos bem concretos das edições em português e em espanhol foram analisados cuidadosamente.
Uma grande alegria marcava o retomar desse processo tão importante para a caminhada bíblica da AL e C. Na avaliação, observou-se que em nenhum momento apareceu a possibilidade de não dar continuidade à Revista. Pelo contrário, surgiam muitas sugestões, o que exigiu um procedimento sério de reflexão: foi necessário formar uma equipe para elaborar todas as sugestões, reapresentando-as para serem votadas. O resultado aparece como uma nova forma de organização da RIBLA, mais coletiva e participativa. Foi formada uma equipe de apoio, com três pessoas de língua espanhola (Elsa Tamez, Tirsa Ventura, Maricel Mena) e três do Brasil (Ivoni Richter Rammer, Nancy Cardoso Pereira, Mercedes Lopes). Lauren Fernandez, do Centro Bíblico Verbo, de Quito, será a pessoa de referência. A equipe de apoio fará a revisão final de cada número, distribuindo os serviços e mantendo uma constante comunicação.
Retomamos cinco números da Revista que haviam sido planejados em Quito e não foram organizados para a edição. Elaboramos mais cinco números, formando um total de 10 RIBLAS, que serão publicadas a partir do segundo semestre de 2012. Planejamos a próxima assembleia de RIBLA para 2015, em Buenos Aires.
Na avaliação e celebração final, houve uma profunda manifestação de ação de graças pela experiência forte de coesão, busca, disponibilidade, alegria. Agradecemos a carinhosa e competente acolhida do CEDEBI, sobretudo do Esteban Arias, da Luz Stella e da Lizeth, que se dedicaram intensamente e com muita gentileza ao serviço das pessoas que participaram da Assembleia de RIBLA e das necessidades técnicas para a realização dos seus objetivos.