Um livro para olhar, ler e guardar como recordação. Essa é a proposta do livro "30 anos, lendo a Bíblia e vestindo a camisa do povo", que o CEBI acaba de lançar alusivo ao seu trigésimo aniversário.
No livro, a história do CEBI é narrada a partir das imagens estampadas em camisetas, produzidas em cada estado onde o CEBI construiu a sua caminhada, lendo a Bíblia e engajando-se nas realidades em favor da libertação e da transformação da vida das pessoas.
A ideia de fazer um livro assim, que mistura depoimentos, história e estampas de camisas nasceu durante a 17ª Assembleia Nacional do CEBI, em Belo Horizonte, quando Frei Carlos Mesters comentou com a equipe da Dimensão de Espiritualidade como "seria bonito conhecer as camisas do CEBI que já foram feitas em todo Brasil".
O comentário nos levou a costurarmos a ideia de pedir aos estados que reunissem as camisas confeccionadas em todas as regiões. Esta tecitura virou este livrotestemunho da espiritualidade bíblica, da espiritualidade libertadora que o CEBI se propõe viver com sua Leitura Popular da Bíblia e que se mostra em desenhos e símbolos estampados em camisas.
Quando um grupo confecciona uma camisa, é porque há uma motivação, há um ideal, há uma luta. Vestir a camisa, na verdade, é uma forma de abraçar uma ideia, uma luta, os sonhos do grupo e até mesmo do povo.
A proposta do projeto de recolher as camisas foi encaminhada à coordenação de cada estado. A resposta foi bonita! Muitas camisas foram fotografadas, e uma diversidade de ideias que encantam apareceu! O desenho e o texto estampados expressam utopias, revelam "artistas da caminhada", resgatam raízes e falam ao coração da gente.
A história do CEBI, nos seus trinta anos, é, assim, contada e cantada em imagens e versos que retratam as diferentes realidades deste Brasil tão grande, o Brasil do campo e da cidade, onde se vive a espiritualidade desenhada e pintada nas camisas.
Os sóis, os mares, os mandacarus, as montanhas, as casas e os tuiuiús, as lamparinas, os mapas, as peneiras, os barcos, as panelas de barro e os coqueiros, as araucárias, as romarias e os tambores, tudo feito de mil amores, revelam os caminhos traçados, aqui e ali, pela Leitura Popular da Bíblia feita pelo CEBI.
O livro também vai servir como fonte de renda para subsidiar o trabalho local do CEBI. Em cada livro comprado, uma parte do dinheiro arrecadado vai para o estado.
Com um acabamento fino nos detalhes, o livro é um presente que cada participante do CEBI pode dar à caminhada da Leitura Popular da Bíblia. O preço de venda é de R$ 30,00 por trinta anos de história.