Pastores em liquidação é uma análise que mergulha numa temática relevante e instigante, em que os agentes pastorais são alçados pelas forças que constroem a sociedade da imagem e do consumismo que atinge a religião.
No quesito que envolve a imagem, o autor recorre aos diferentes grupos neopentescostais que encontraram na mídia um campo de atuação e de influência de comportamento. A mídia televisiva é o principal meio de comunicação junto aos seguidores que estes agentes utilizam para alcançar novos fiéis. Bem como, apresentar uma proposta de vida melhor a partir daquela experiência religiosa.
No quesito consumismo, o autor busca os referenciais em Bauman, que apresenta a proposta da sociedade líquida marcada pelo consumismo desenfreado. A sociedade do consumo é outro aspecto que agride o pastoreio que deveria estar referenciado no ministério de Cristo. Estas questões se constituem numa complexidade para o agente pastoral que, ao se entregar aos apelos da imagem e do consumo, torna-se também objeto ou produto que se vende e é consumido pela sociedade líquida. A partir desta teoria, o autor analisa questões como consumo e consumismo, que considera também pessoas como mercadorias. Analisa, também, os desdobramentos do exercício clérigo e os embates que levam a ceder ou resistir aos apelos da sociedade. A dependência da imagem neste processo transforma assuntos religiosos em atividade mercantil.
O texto apresenta um convite implícito para que a figura pastoral não perca a dinâmica do pastoreio e do cuidado. Negar o pastoreio referenciado no ministério de Cristo é promover um pastorado em liquidação.
Editora: CEBI
Ano: 2011
Número de páginas: 30
Autoria
NILSON DA SILVA JÚNIOR é pastor metodista, graduado em teologia pela UMESP e mestre em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. É aluno regular de doutorado no PPGE – Universidade Metodista de Piracicaba e agente de pastoral universitária na mesma instituição.