Notícias

Movimento Ecumênico de Goiânia

“Quando o povo se reúne para juntos a Deus louvar, não se fecha em si mesmo, não esquece de amar…”

No dia 26 de setembro de 2024 um grupo constituído por pessoas de diferentes denominações cristãs se reuniu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Centro de Goiânia, com o intuito de viver a caminhada ecumênica e testemunhar o amor de Deus, em um contexto marcado por muitas violências e intolerâncias, entre estas, a religiosa.

A Igreja IECLB acolheu o grupo na pessoa do Pastor Felipe Buttelli, e da Helga, presidenta da comunidade. Inicialmente aconteceu um momento devocional, conduzido pelo Pastor Felipe. Ele motivou o grupo a orar a partir do livro Senhas Diárias, que hoje (26/09) diz: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; a tua lei está dentro do meu coração” (Salmo 40). E, à luz de Mateus 22.37-39, diz ainda “que toda a lei de Deus está resumida no grande mandamento do amor. Quem ama a Deus e ao seu próximo cumpre os preceitos do Senhor”.

Após o devocional, o Pastor Felipe provocou as pessoas a pensar:

Quais são as nossas expectativas com este grupo? O que eu quero ao regar a semente do Ecumenismo? O que estamos dispostas e dispostos a abraçar no Movimento Ecumênico?  Ocasião em que as pessoas partilharam:

– Que não nos encontremos apenas na Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC);

– que pensemos uma agenda de encontros (periodicidade e rotatividade);

– que construamos um espaço sistemático de troca de experiências, de testemunho ecumênico;

– que ousemos sonhar a criação de um regional do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), em Goiânia;

– que iniciemos os nossos encontros a partir de um texto bíblico (algo assim: devocional, estudos, músicas, diálogos…

– que pensemos temas para estudo, entre estes, Palestina e Israel; leituras decoloniais;

– que busquemos, conversemos, dialoguemos com pessoas sensíveis ao ecumenismo, a partir dos nossos contatos;

– que articulemos, no mínimo, duas “agendas maiores” no decorrer do ano: no primeiro semestre, a SOUC; no segundo semestre, o Tempo da Criação (ou Temporada da Criação) que acontece de 1 de setembro a 4 de outubro.

Após as partilhas das intenções e dos desejos do grupo, o encaminhamento foi esse: encontros nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 19h30. O próximo encontro será no dia 31/10/2024, o qual terá como tema de estudo a realidade Palestina e Israel, com a condução do Pastor Felipe Buttelli. Quanto ao local, a Débora, do Movimento dos Focolares, ficou de encaminhar e depois dar um retorno ao grupo.

Movimento Ecumênico de Goiânia, 26/09/2024.

Nenhum produto no carrinho.