No dia 24/09/2024 o CEBI Centro-Oeste realizou seu primeiro encontro em preparação à XXIII Assembleia Nacional, o qual aconteceu na modalidade virtual, pela plataforma zoom. O encontro começou com uma partilha das histórias de como o CEBI surgiu em cada estado; foram trazidos nomes de pessoas que construíram o CEBI. Em seguida as pessoas foram convidadas a se apresentar e convidar um outro irmão, uma outra irmã a se abraçar virtualmente.
O texto motivador para assembleia é Atos 8, 26-40. O grupo foi motivado a partilhar como vê a cena do encontro de Felipe e o Etíope, conselheiro da Rainha Candace. A riqueza da partilha trouxe mais proximidade para a reflexão sobre as ideias constituídas que temos da realidade e do texto bíblico; o grupo imaginou a nascente d´agua diante da realidade do Centro Oeste há quase 160 dias sem chuva e com muita fumaça, por causa dos incêndios, supostamente criminosos. As pessoas também não deixaram de trazer à memória a destruição da Faixa de Gaza, e de que é nesse lugar que Deus está, sendo bombardeado e morto junto com cada criança, jovem, mulher e homem.
Por fim, as pessoas foram convidadas a partilhar suas impressões sobre a arte da Assembleia; foi destacada a presença forte das mulheres, a presença de pessoas de religiões de matriz africana e indígenas, as bandeiras presentes na colcha: Palestina, MST, LGBTQIAPN+, Brasil (mas com outro slogan) … Também foram destacadas as ausências; o incômodo de não se sentir representado. E foi nesse dialogar, nesse movimento, no trânsito das tradições da Etiópia (África) para Jerusalém (Judéia – Oriente Médio), no território das periferias negadas, com o sopro da Ruah, que reafirmamos o nosso compromisso com a Palavra libertadora que rompe barreiras nos muitos chãos, pois existe lugar na mesa em que pessoas escolhem tecer como quem constrói a bela diversidade da Vida.
O CEBI Centro-Oeste se encontrará novamente no dia 22 de outubro de 2024.
Múria e Fabiano, 24 de setembro de 2024.