Notícias

Temporada da Criação – 2023

O Tempo da Criação é a celebração anual cristã para rezar e responder juntos ao clamor da Criação: a família ecumênica ao redor do mundo se une para ouvir e cuidar da nossa casa comum, o Oikos de Deus.

O período de “celebração” do Tempo da Criação começa no dia i° de Setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e finaliza no dia 4 de Outubro, Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia amado por muitas denominações Cristãs.

Após a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs celebrada no Hemisfério Norte, começamos em fevereiro a “Preparação” para o Tempo da Criação, com objetivo de chegar aos líderes locais e convidar nossas comunidades a participarem ativamente através da conscientização sobre o tema, e refletir sobre como responder ao clamor da criação onde o Senhor nos chama em nossos diversos contextos. A etapa da “Preparação” é fundamental para nos prepararmos juntos para o Tempo da Criação, criando laços e relações como Povo de Deus que cuida da nossa casa comum.

Tema de 2023

Este ano vamos nos unir em torno do tema “Que a Justiça e a Paz Fluam”.

O mundo que os humanos conheceram, apreciaram e admiraram está mudando rapidamente para além da possibilidade de reparos. A biodiversidade está sendo perdida a um ritmo nunca visto desde a última extinção em massa. A esperança de manter a temperatura em 1,5 graus Celsius está desaparecendo. O futuro dos jovens está ameaçado pelo efeito cascata da perda da biodiversidade e da mudança climática.

A industrialização, a colonização e a extração e o consumo de recursos têm criado grandes riquezas, distribuídas de forma desigual. Estamos atualmente mais conscientes do que nunca sobre a ligação entre os combustíveis fósseis, a violência e a guerra.

A urgência cresce e devemos visibilizar a paz com a Terra e sobre a Terra, ao mesmo tempo em que a justiça nos chama ao arrependimento e a uma mudança de atitude e de ações. Em vez de desespero, podemos criar esperança se trabalharmos juntos como Povo de Deus. Pelo infinito amor e a misericórdia do Criador, um rio pode crescer no deserto. Uma economia de paz pode ser construída ao invés de uma economia baseada no conflito.

Nossas orações, pregações e liturgias devem exigir justiça não apenas para os seres humanos, mas também para toda a Criação. A justiça, associada com a paz, nos chama a arrepender-nos de nossos pecados ecológicos e a mudar nossas atitudes e ações. A equidade exige que vivamos em paz, não em conflito com nossos vizinhos humanos, e que construamos relações corretas com toda a Criação.

Nossas ações individuais durante o Tempo da Criação são importantes. Também devemos reconhecer que, para um poderoso movimento de justiça, as ações individuais não são suficientes. A justiça também inclui pagar dívidas históricas. Em nível global, as nações mais poderosas e ricas têm o dever de lidar com justiça e honestidade com as comunidades que mais sofrem com as crises climáticas e ecológicas.

As nações do Sul Global, que têm trabalhado juntas por mais de 3o anos, acabam de conseguir uma vitória na COP 27 fazendo com que as nações mais ricas percebam sua obrigação moral de prover financiamento por perdas e danos. As decisões na COP 15 para preservar a biodiversidade também trazem esperança e exigiram uma perseverança semelhante. Estas vitórias foram alcançadas por aqueles com menos poder trabalhado juntos. Juntos podemos ser um poderoso rio de justiça e paz, que traz nova vida à Terra e às futuras gerações, um rio que pode mover montanhas de injustiça.

Como família ecumênica, podemos nos engajar nestas ações e contribuir para assegurar que a teia da vida seja preservada e cuidada. Através das nossas orações, da defesa de direitos e de ações sustentáveis, este Tempo da Criação de 2023 pode renovar profeticamente nossa unidade ecumênica para o cuidado da nossa casa comum. Que possamos caminhar juntos em comunhão como Povo de Deus e que a justiça e a paz fluam!

 

 

Símbolo de 2023: Um poderoso rio

Que a justiça e a paz fluam como um poderoso rio.
Amós: 5,24

Um poderoso rio é o símbolo para o Tempo da Criação de 2023. Convidamos você a usar o símbolo de um poderoso rio durante seus eventos. O Profeta Amós clamou: “mas, antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca!” (Amós 5, 24) e então nós somos chamados a juntar-nos ao rio da justiça e da paz, a exigir justiça climática e ecológica e nos manifestarmos pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e a perda da biodiversidade.

O Profeta Isaías proclama: escutem com atenção “porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe” (Isaías 43, 19). Somos convidados a juntar-nos ao rio da justiça e da paz em favor de toda a Criação e a fazer convergir nossas identidades individuais, de nome, família ou comunidade de fé, nesse grande movimento pela justiça, assim como os afluentes se unem para formar um poderoso rio. Como Povo de Deus, devemos trabalhar juntos em benefício de toda a Criação, como parte deste poderoso rio de paz e justiça.

 

Participe do Tempo da Crianção

Esperamos que o Tempo da Criação nos renove e nos una pelo único Batismo e chamado ao cuidado da Casa Comum.

Convidamos você a planejar e preparar sua própria participação no TdC. Como primeiro passo, acesse o site SeasonOfCreation.org/pt, onde você encontrará a Apresentação do tema. Em breve você também encontrará lá o Convite dos Representantes Religiosos nos convidando a participar do Tempo da Criação, e em maio o Guia Oficial de Celebração do Tempo da Criação com uma ampla gama de recursos (que serão traduzidos para vários idiomas). No site você será convidado a registrar seus eventos para mostrar como a família global ecumênica está trabalhando em conjunto para que a justiça e a paz fluam.

Participe do poderoso rio da justiça e da paz. Não se esqueça de incluir em seu calendário:

  • 5 de Junho: Conferência online sobre o lançamento do Guia Oficial de Celebração do Tempo da Criação.
  • 1 de Setembro: Momento de Oração de Abertura do Tempo da Criação pelo Comitê Diretivo e Consultivo do TdC.
  • 4 de Outubro: Evento de Encerramento do Tempo da Criação pelo Comitê Ecumênico da Juventude TdC.

Também convidamos toda a família ecumênica a participar da vigília de oração “Together ­Reunião do Povo de Deus”, em 3o de setembro, que está sendo organizada pela comunidade de Taizé em colaboração com diversas outras igrejas cristãs e associações eclesiais e ecumênicas. Fique atento ao nosso site e às redes sociais para os detalhes de cada evento.

Você achará propostas concretas para viver o TdC através de orações, iniciativas sustentáveis, e incidência política no Guia Oficial de Celebração do Tempo da Criação e no site.

Como um rio poderoso e imparável, cristãs e cristãos de todo o mundo serão testemunhas do poder do trabalho conjunto para que a justiça e a paz fluam ao cuidarmos da nossa casa comum (oikos). Cada iniciativa será uma parte essencial do poderoso rio que juntos conseguiremos criar.

Nenhum produto no carrinho.