Foi com alegria e muito entusiasmo que no dia 18 de novembro, no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, em Dourados/MS, aconteceu o lançamento do “Dicionário Kaiowá-Português”, coordenado pela pesquisadora Graciela Chamorro em colaboração com falantes kaiowá de Mato Grosso do Sul, pesquisador@s indígenas e não indígenas de universidades públicas do Brasil e da Alemanha.
A publicação contém quase 6 mil verbetes, 580 páginas; ilustrações realizadas pelo desenhista kaiowá Misael Concianza Jorge; minibiografias e fotos de colaborador@s indígenas e textos de apresentação. O dicionário privilegia a fala de homens e mulheres Kaiowá do antigo Ka’agwyrusu.
Durante uma década, Graciela Chamorro foi a campo para conviver, escutar e aprender incansavelmente com mulheres e homens Kaiowá. O CEBI subsidiou parcialmente as idas regulares a campo e as atividades nas comunidades de Itay Ka’agwyrusu e Gwyra Kamby em 2017 e 2018.
Pessoas do CEB-MSI fizeram-se presentes neste momento de festa e gratidão para com a Graciela pelo fruto de seu trabalho e dedicação aos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Disponível em versão digital, totalmente gratuito, o livro encontra-se disponível na livraria Javali, acesse AQUI.