Reflexão do Evangelho

A Igreja é a ‘Casa-de-Deus’, Aberta a Todos os Povos

Todas as religiões se apresentam como caminhos que asseguram a salvação, a felicidade. E esta oferta se ajusta à insaciável sede de vida e de plenitude que move o ser humano. Os caminhos oferecidos se dividem em dois grupos: os que propõem a saída de si mesmo para encontrar a plenitude nas realidades externas e transcendentes; os que propõem e ensinam o mergulho em si mesmo e o esquecimento das realidades externas, inclusive dos demais seres humanos.

Mas existe uma terceira possibilidade, que está discretamente presente em algumas religiões e é proposta por Jesus Cristo: Deus mesmo vem saciar nossa sede de plenitude, eliminando a distância que nos separa e assusta, assumindo e aperfeiçoando as realidades humanas e sociais. Jesus Cristo é sacramento de um Deus humanizado e encarnado, servidor e libertador, próximo e presente no ser humano que ama e sofre. “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”.

O amor autenticamente humano é o êxodo de si mesmo em direção a Deus e o advento de Deus na carne humana. O que nos aproxima de Deus não é o muito saber, o grande poder ou a ausência de sofrimento, mas o dinamismo de um amor que nos faz loucos, apaixonados, pobres e servidores. As igrejas cristãs são chamadas a ser famílias que vivem esta intensa paixão por Deus e pela humanidade e evitam a tentação de assumir a função de delegadas de Deus, de enrijecer o sistema de proibições e de usurpar o poder que só a Deus pertence.

Quando fala das diversas moradas que existem no “lar” do Pai, e que ele vai para preparar-nos um lugar, Jesus está se referindo à sua missão de afirmar nossa condição de filhos/s e herdeiros/as de Deus. Hoje Jesus inverte esta lógica, e diz que é Deus quem vem às comunidades que se organizam em seu nome delas sua morada no mundo. Por isso, as comunidades precisam cultivar o amor, o diálogo, o serviço e a abertura às necessidades do mundo. Uma Igreja fiel a Jesus Cristo e aos tempos atuais, que aceita ser uma morada de Deus, deve ser uma Igreja aberta e missionária.

A dificuldade que Tiago e Pedro colocam a Paulo e Barnabé nasceu de numa atitude de fechamento que os levou a identificar alguns costumes com o próprio Evangelho. Mas, graças à liberdade de Paulo e de Barnabé, “que arriscaram a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo”, Tiago e Pedro reconhecem e acolhem os “irmãos vindos do paganismo” e não lhes impõem os costumes e normas que haviam aprendido do judaísmo. Isso nos encoraja a sonhar com uma Igreja que não tenha medo de dialogar com os diferentes grupos e movimentos sociais e culturais.

A propósito, é bela a visão de João sobre a cidade santa, imagem da Igreja. Ela está cercada por uma muralha que a protege das perseguições, mas tem portas e saídas por todos os lados, e tem como alicerce o testemunho dos apóstolos; o esplendor que a envolve não vem do saber ou do poder, mas da glória de Deus, do amor vivido até às últimas consequências. Seu brilho não lhe pertence, nem lhe é dado pelos poderosos, mas vem Cordeiro humilhado e martirizado, e a ele pertence. Esta cidade dispensa templos e ritos, pois basta-lhe a força da divina Compaixão.

No cálido e tenso ambiente da Ceia de despedida, Jesus diz que só o amor pode manifestar claramente o que Deus é e o que Deus faz. Sabedor dos limites que acompanhariam os discípulos e discípulas de todos os tempos, Jesus promete que não os deixa órfãos e indefesos: ele envia o Espírito Santo, Consolador, Defensor e Mestre que guia no seguimento dos seus passos. O Espírito é a fidelidade e a glória à qual podemos aspirar. O amor praticado é mandamento de Jesus. O amor recebido e proclamado é Evangelho. O amor testemunhado é esplendor e glória de Deus.

Jesus de Nazaré, profeta corajoso e irmão amado! Que o teu Espírito nos ajude a entender e atualizar tua ação libertadora e tua Palavra vivificadora; a reinventar tua ação em mil ações que resgatam a dignidade de todo ser humano; a anunciar que estás presente naqueles/as a quem não te envergonhas de chamar irmãos. Não permitas que a tua Igreja dê as costas ao Espírito e se erga como muro defensivo, trono que manda e sepultura que conserva restos mortais. Renova tua amada Igreja, abrindo portas que acolhem os que chegam e nos envia em saída. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×