Reflexão do Evangelho

Somos ungidos para servir…

Por Cláudio Marcio Rebouças da Silva *

 

Gosto da espontaneidade das crianças que muito nos ensinam e nos desafiam. Ao sair para entregar kits lanche da Turma da IPUzinha em bairro carente de Muritiba-Ba, eu e Jussi levamos nosso sobrinho como ato pedagógico, almejando inculcar valores de solidariedade e compaixão com pessoas em vulnerabilidade social. Confesso que os olhos dele (Gui) brilham em saber que naquele momento é capaz de cuidar de alguém. Fica feliz e quase eufórico.

Entretanto, seus olhos também se entristecem pelo fato de saber que os kits não são o suficiente para o número de crianças que cercam nosso carro e ele fica preocupado com quem não conseguiu receber. Através dessa experiência ele aprendeu que não deve esperdiçar comida e ou estragar a roupinha, pois, há muita gente com necessidades múltiplas na própria cidade que ele mora.

            No retorno, saindo do bairro e indo para nossa casa eu disse: “Gui, que bom que foi possível ajudar alguém hoje. Vamos agradecer a Deus por isso”. Aí que vem a espontaneidade linda da criança ao dizer: “Tio cacau, Deus que tem que agradecer a gente por ter feito o trabalho dele”. Essa narrativa é profunda e não herética como alguns podem imaginar. É sobre espiritualidade e serviço em parceria com Deus que se trata.

A relação entre Igreja e Sociedade é demasiadamente desafiadora, pois, ambas são formas de organização social e, não menos, de controle, logo, possuem suas especificidades e também suas limitações. Neste sentido, é preciso problematizar: que modelo de igreja e de sociedade queremos e ou precisamos? O que leva alguns grupos cristãos a tentar sobrepor a Bíblia diante da Constituição brasileira?

Ao olharmos a narrativa bíblica do Evangelho de Lucas 4:14-21 para o Terceiro Domingo do Tempo Comum, percebemos o filho de Deus levado pelo Espírito para sinagoga e tendo acesso à leitura do profeta Isaias diz: “o Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração. A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18-19).

            Com efeito, Jesus de Nazaré é ungido para o serviço do Reino, ou seja, de justiça e liberdade a todos(as) que necessitam, assim, o que isso de fato pode nos ensinar em 2022 no território de identidade do Recôncavo da Bahia? Suspeito que seja necessária uma outra percepção de espiritualidade mais madura e ampla, uma vez que, é notório que líderes religiosos cristãos reivindicam uma dimensão simbólica da unção que é contrária a prática de Jesus (o camarada de Nazaré).

            De fato, essa unção que tanto falam que possuem é para terem prestígio, poder e controle dos fiéis. Em nome dessa suposta unção eles(as) querem impor sua fé particular no espaço público. Eles possuem um projeto de poder em que o voto de cajado é uma estratégia para benefício de suas instituições e se esquecem do serviço e do amor ao próximo, isto é, se esquecem da orientação bíblica ao assinalar: “visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros” (1 João 4:11).

            Numa abordagem reformada-ecumênica aprendemos com Jesus e com homens e mulheres a viver uma espiritualidade humanizadora. A compaixão daqueles e daquelas que encontramos na jornada com suas pluralidades singulares nos sinalizam, de algum modo, que a relação entre Igreja e Sociedade carece de compromisso com a justiça social, assim sendo, uma experiência de fé madura não deve jogar para Deus o que é responsabilidade sua.

Somos nós que devemos assumir o mutirão do Reino com as mãos dentro e fora dos espaços eclesiásticos. É urgente a compreensão que toda vida é sagrada e que nós devemos derrubar muros de inimizades e criar pontes para que possa existir uma grande ciranda fraterna e potente onde a beleza das flores seja mais encantadora que as balas dos canhões. Onde o canto dos pássaros seja mais familiar do que ver um corpo afro-indígena sangrando nas periferias da nação.

Servir ao próximo é se abrir para um mergulho na alteridade e na empatia. É saber que só somos com e a partir do outro, isto é, somos em comunhão fraterna. Bem, só quero e ou acredito na unção do Espírito Santo se for para servir quem necessita de pão, ombro, abraço, afeto, moradia, saúde, educação de qualidade, democracia efetiva, ou seja, se o óleo de Deus em minha cabeça não for para que eu possa ir em direção ao outro em amor e libertação, talvez, honestamente, eu não deva nem ser chamado de cristão.

 

*Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil em Muritiba (cidade serrana do recôncavo baiano).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×