Pelos caminhos da América
Pelos caminhos da América
Pelos caminhos da América…
Latino-américa…
Com este canto, Nilda de Assis Candido, coordenadora do Curso de Verão Online Arte e Educação Popular, iniciou mais um encontro, com a presença do autor da canção: Zé Vicente. Ele, que esteve no Curso de Verão 2009 (presencial), junto com o monge Marcelo Barros, falando sobre Os Salmos a Bíblia e os Salmos da caminhada – força para a resistência popular, hoje retorna dentro do tema do curso 2021 (online) que tem por tema Arte e vida: resistência na América Latina e no Caribe.
É por amor!
Sim, é por amor à vida que profundamente doloridos
recolhemos em nossos braços
os que foram brutalmente feridos
e quando já não podemos devolver-lhes a respiração
nós comungamos de seu sangue e os fazemos ressuscitar
em milhares de vidas e sorrisos!
E assim, com esta canção, de sua autoria, Zé Vicente começou sua reflexão – falada e cantada – sobre as canções de resistência que fizeram e fazem parte da caminhada das comunidades de base e dos movimentos sociais.
Trouxe a poética das músicas, contextualizando suas criações no tempo histórico que exigiu e exige de nós uma voz profética diante das injustiças, e a amorosidade capaz de chegar, como uma oração, ao coração das pessoas.
Zé Vicente gravou seu primeiro disco em 1986, pela Verbo Filmes, continuou gravando com a Editora Paulinas e deixa impregnada na memória das pessoas que fizeram e fazem parte da mesma luta a marca de sua trajetória musical na caminhada do povo.
Continua vivo, atuante, atual e engajado na caminhada popular, criando músicas sobre e cantando com o povo.
Zé Vicente, Gratidão pela sua generosidade em compartilhar música e poesia conosco.
Fonte : Site do CESEEP: https://ceseep.org.br/mistica-da-caminhada-resistir-e-celebrar-com-rte-ze-vicente/