O CEBI através de sua participação no FEACT , nas iniciativas ecumênicas e de luta está envolvido no movimento #RespiraBrasil. Articula-se um ato-manifestação ao redor das 500 mil mortes/vidas perdidas em função da ausência de políticas eficazes para o enfrentamento à COVID-19. O “ATO 500 VELAS POR 500 MIL MORTES”.
A FRENTE RESPIRA BRASIL é um coletivo de organizações baseadas na fé, pessoas com alguma religião e sem religião se reúnem no #RespiraBrasil. Este coletivo, assume as pautas do movimento Fora Bolsonaro, a saber: Vacina e Oxigênio pelo SUS, Renda Básica de R$600,00 até o fim da pandemia e Fora Bolsonaro. O #RespiraBrasil lançou um Manifesto, assinado por quase 300 organizações de todo o Brasil (respirabrasil.mobiliza.online) e realizou um Ato Inter-religioso “Um Milhão de Velas pela Vida” (www.youtube.com/watch?v=HXWMEpLTaSs&t=275s). Realizou o Seminário Internacional “Tragédia Brasileira: risco para a Casa Comum?”, que você pode assistir nestes links:
www.youtube.com/watch?v=b6YXGJFzEwo
www.youtube.com/watch?v=t1v3gCJe4Ng
www.youtube.com/watch?v=XEx8qd7foGk
Ao que tudo indica, acompanhando os boletins diários das pessoas que faleceram em função da COVID-19, neste final de semana o Brasil pode atingir meio milhão de mortes notificadas. Se levarmos em conta as subnotificações é possível que já tenhamos passado deste número.
Nós não queremos deixar que este luto seja individualizado, mas que ele seja coletivo, assumido por toda a sociedade. Cada vida perdida representa trabalhadores, trabalhadoras, membros de igrejas, mães, pais, filhos e filhas. Manter processos de memória e justiça é fundamental. Somos igrejas e organizações baseadas na fé, nossa natureza, exige nossa contribuição para que as mortes não sejam naturalizadas e normalizadas.
É por isso que o #RespiraBrasil, coletivo inter-religioso que se organiza em torno das agendas Vacina e oxigênio para todas as pessoas pelo SUS, Renda Básica de R$600,00 até o fim da pandemia e Fora Bolsonaro, está convocando para que entre os dias 20 e 22 de junho, possamos organizar atos ecumênicos e/ou inter-religiosos chamado 500 velas para Meio Milhão de vidas.
Como estamos organizando os atos:
1) Realizar os “atos 500 velas para Meio Milhão de vidas”, entre os dias 20 a 22 de junho; Cada lugar pode identificar qual destes dias é o melhor;
2) Realizar os Atos ao entardecer;
3) Tirar boas fotografias para postar nas redes sociais com a #Lutopormeiomilhao;
4) O importante não é ter um grande número pessoas no momento do Ato, inclusive para evitar aglomerações, o mais importante são as imagens que simbolizem as 500 mil mortes e reforcem a exigência por Memória e Justiça;
5) Identificar, na sua cidade, os coletivos ecumênicos e inter-religiosos que já estão organizando os Atos. Esta informação é possível conseguir com o CONIC;
6) Incluir preces e orações nas celebrações pelos familiares e amigos das pessoas falecidas;
7) Em anexo compartilhamos uma proposta de roteiro para a realização do Ato simbólico 500 velas para 500 mil vidas.
Pedimos que confirmem a realização do Ato e/ou de outras ações, após diálogo em sua cidade ou região, preenchendo o formulário abaixo até a próxima sexta-feira, dia 18 de junho ao meio-dia (horário de Brasília) para que possamos articular de forma eficaz a comunicação imediata.
Link: https://forms.gle/JCJ7MhobC78rpai57
GUIA COMO FAZER O ATO/ EVENTOS REALIZADOS PELA FRENTE RESPIRA BRASIL
500 velas por 500 mortos Guia para açao (1)