Notícias

Parábola do Administrador Corrupto (Lucas 16,1-8) [Carlos Mesters e Francisco Orofino]

Parábola do Administrador Corrupto (Lucas 16

Acolhida
1.    Um canto inicial.
2.    Criar um bom ambiente. Dar as boas vindas. Colocar as pessoas
à vontade.
3.    Invocar a luz do Espírito Santo.

1.    Abrir os olhos para ver
A parábola que vamos meditar neste círculo é uma das mais estranhas. Parece que Jesus faz um elogio a um homem corrupto e desonesto. Ora, Jesus parte da realidade que ele vê! Corrupção sempre houve. Hoje mais do que nunca. Principalmente aqui no Brasil, onde parece que só vence na vida quem é desonesto. Os corruptos são mais criativos que os honestos! Todo mundo quer ganhar dinheiro sem fazer força. Vamos con- versar sobre isso:

1.    Qual sua experiência com alguém corrupto? Já sofreu alguma humilhação?
2.    Por que existe tanta corrupção no Brasil? Será que somos um povo desonesto?

2.    Despertar o ouvido para escutar
1.    Introdução à leitura do texto
Na parábola, Jesus nos conta as maneiras que um capataz encontrou para continuar vivendo bem, sem trabalhar. Durante a leitura vamos prestar atenção na esperteza deste funcionário em encontrar soluções para o seu problema.

2.    Leitura do texto: Lucas 16,1-8.

3.    Momento de silêncio.

4.    Perguntas para a reflexão:
1.    Qual o ponto que mais chamou a sua atenção? Por quê?
2.    Qual a situação do administrador? Por que ele perdeu o emprego? E que solução ele encontrou para continuar tendo uma vida boa?
3.    Por que ele mereceu um elogio de seu patrão?
4.    O que Jesus quer nos ensinar com isso? Qual a mensagem para hoje?
3.    Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida
Sugestões para a celebração:
1.    Colocar em forma de prece aquilo que refletimos sobre o evange- lho e a vida.
2.    Terminar esta parte com um Pai-nosso.
3.    Rezar o Salmo 101 (100): “A oração do governante honesto”.

Ajuda para o grupo
Um primeiro sentimento em relação a esta parábola é de certa in- dignação. Afinal, ao nos contar a parábola, Jesus parece elogiar o compor- tamento de uma pessoa corrupta e desonesta. Por isso esta parábola nos incomoda. Vamos entender a proposta de Jesus:

1.    Lucas 16,1-2: Jesus descreve uma situação muito comum na Palestina daquela época.
As terras são de um proprietário que mora distante. A administração
destas terras foi confiada a um capataz que desvia os bens e o dinheiro do patrão em proveito próprio e submete os trabalhadores a duros encargos para garantir não apenas o lucro do patrão, mas também, o dinheiro des- viado por ele. Este comportamento foi denunciado ao patrão que resolve despedir o capataz.

2.    Lucas 16,3-4: O capataz reflete como continuar tendo seu alto nível
de vida sem ter que se esforçar.
Neste seu raciocínio ele conta as duas maneiras legítimas de ganhar dinheiro: trabalhar ou mendigar. Ele rejeita as duas: uma por preguiça e a outra por vergonha. Busca então uma terceira maneira: continuar roubando o patrão.

3.    Lucas 16,5-7: O administrador resolve alterar as contas das dívidas que os comerciantes tinham com o patrão, tornando-as menores e aumentando o lucro destes comerciantes.
Dessa forma, ele ganha os favores e o reconhecimentos dos comer- ciantes, mantendo a possibilidade de garantir seu nível de vida quando fosse despedido.

4.    Lucas 16,8: Jesus conclui dizendo que o patrão elogiou não o com- portamento desonesto do capataz, mas sim a sua criatividade em en- contrar um caminho que o permitisse continuar vivendo dos produtos de seus roubos mesmo depois de despedido, ganhando dinheiro sem trabalhar.
O que Jesus apresenta e quer que pensemos, não é a maneira deso- nesta do capataz, mas sim se temos ou não o mesmo empenho e criativida- de no nosso esforço em construir o Reino de Deus.

5.    Lucas 16,9-13: Por isso mesmo, a conclusão do ensinamento desta parábo-
la e que dá sentido a ela, está nos versículos seguintes (Lc 16,9-13).
Lucas escreve para comunidades em ambiente urbano onde é im- possível viver sem o uso do dinheiro. Mas Lucas também sabe que o uso do dinheiro traz a marca das injustiças sociais, tais como ele mostra na parábola do rico e de Lázaro (Lc 16,19-31). Numa cidade, quem mais ganha dinheiro é quem menos precisa dele. Jesus nos ensina a usar o “dinheiro injusto”. Para ele, o dinheiro traz a marca da injustiça, já que é um instru- mento de acúmulo e de opressão. Um cristão não deveria entrar na lógica do acúmulo de dinheiro. Pelo contrário, deveria ser tão criativo na partilha quanto é o capataz na sua busca em acumular dinheiro e em manter seu alto nível de vida. Deveria saber criar iniciativas novas de convivência, tanto na sociedade como na igreja. Aqui e acolá, já aparecem algumas iniciativas novas: economia alternativa, orçamento participativo. Na igreja surge a iniciativa de comunidades eclesiais de base.

*Este subsídio foi extraído do PNV317, de autoria de Carlos Mesters e Francisco Orofino.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×