Notícias

Samarco é flagrada desmatando área de mata atlântica em MG

Samarco é flagrada desmatando área de mata atlântica em MG
A mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton foi flagrada desmatando um trecho de mata atlântica na região de Bento Rodrigues onde houve o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A denúncia foi feita por donos de propriedades rurais, vizinhos das barragens.
 
A Polícia Militar de Meio Ambiente constatou que a Samarco desmatou uma área de um quilômetro e trezentos metros quadrados de mata atlântica. Boa parte da madeira já estava cortada e amontoada à beira de um barranco.

Além disso, os policiais verificaram que um trecho do córrego Santarém tinha sido aterrado. A obra da Samarco foi embargada. A mineradora também é acusada de invadir propriedade privada.

Na região onde foram constatadas as irregularidades, a mineradora começou a construir um dique, que seria usado para conter o vazamento de rejeitos de minério que ficaram na região após o rompimento. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a empresa não tem licença pra fazer o dique.

A construção também é considerada uma ameaça para o meio ambiente e para o patrimônio cultural, na região de Bento Rodrigues. Já existe um tombamento provisório do distrito por causa de ruínas do século XVIII. O novo dique pode provocar a inundação de parte da área do vilarejo.

“É uma inversão de valores. É uma destruição causada pela empresa de num patrimônio que não é dela e que depois ela se apropria como se fosse gestora. Essa tragédia tem que ser um marco na história de Minas Gerais. Não para acabar com a mineração, mas, para acabar com a mineração irresponsável e para acabar com a afronta com o poder constituído. Porque é isso que nós estamos presenciando já há quase sete meses no caso da Samarco”, disse o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda.

A Samarco declarou que não foi notificada sobre o embargo e que a obras na região já estavam paradas. A mineradora afirmou ainda que a construção do dique é fundamental para a recuperação do Rio Doce.

Tragédia

Em 5 de novembro, o rompimento da barragem de Fundão, que pertence à mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, afetou distritos de Mariana, além do leito do Rio Doce. Os rejeitos atingiram mais de 40 cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo e chegou ao mar. O desastre ambiental é considerado o maior e sem precedentes no Brasil. Dezenove pessoas morreram.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×