Notícias

A vocação profética da Igreja e os desafios atuais

caminho

por Marcos Aurélio dos Santos via Caminhos de Libertação*

A história do povo de Deus sem dúvida foi marcada pela profecia. Deus sempre levantou profetas e profetizas para serem a voz da justiça em um mundo marcado pelo domínio e opressão dos poderosos. Estes foram vocacionados por Deus para serem proclamadores da justiça divina. Com uma postura radical e imbuídos de convicção combateram os atos de injustiça praticados por reis, sacerdotes e juízes de sua época. Neste contexto, os profetas e profetizas se envolveram em questões políticas, econômicas, religiosas e sociais.

Dentre muitos e muitas, podemos citar: Rute que lutou pelo direito do seu povo (Ler o livro), Ester por seu papel libertador do povo judeu na Pércia (Ler o livro), Isaías que denunciou a falta de administração da justiça, o luxo e a riqueza dos poderosos (Is.10. 1-2; 3.18-24); Jeremias que protestou contra a fraude, acúmulo de riquezas e escravidão (Jr.5.27-28; 34.8-11), Isaías também se levantou com voz profética contra o latifúndio e o roubo (Is. 3.14-15; 5.8-10); Amós conta tributos e impostos injustos (Am.2,8; 5.11) e Ezequiel que denuncia a ganância e a agiotagem (Ez.18.16-17).

Estas são algumas das milhares de referências bíblicas que nos dão uma base segura para afirmar que a profecia ou a voz profética contra a injustiça no mundo hebreu estava profundamente presente no ministério dos profetas e profetizas hebraicos/as. Na Bíblia há mais de três mil passagens que falam sobre pobreza e justiça. Muitas destas passagens são uma alusão não somente ao ministério profético, mas também a postura de reis, governantes como no caso de Neemias que lutou por um governo democrático a favor do povo, e no ministério de Jesus e dos apóstolos com a chegada do Reino de Deus. Percebe-se de forma clara que ecoa uma voz profética na história do povo de Deus do Antigo ao Novo Testamento.

O conceito de justiça não foi uma ideia construída a partir de uma reflexão humana. Não foram os homens arrazoando entre si numa busca de uma definição do que é justiça que a encontraram. A Justiça emana do próprio Deus que é erradicada pelos profetas e profetizas e tem sua encarnação em Jesus de Nazaré, o servo sofredor, o pregador da profecia e da Justiça do Reino. Toda reflexão e ação da justiça no mundo tem sua origem no Deus justo, que aborrece toda injustiça que oprime os mais fracos e sem voz.

O ministério de Jesus tem seu início com a profecia. A evangelização a partir da periferia de Jerusalém, a Galileia, revela o caráter da missão de Jesus entre os pobres e oprimidos. A libertação dos cativos, a cura dos enfermos, a recuperação da vista aos cegos, o acolhimento das crianças pobres em situação de risco, o livramento do sistema religioso, demonstram a encarnação da profecia que surge de baixo para cima, em denuncia as estruturas de poder e opressão da elite judaica que estavam em Jerusalém. Jesus não somente proclamou a justiça, mas encarnou-a em sua vida e ministério.(Lucas 4.18).

???? Leia também:
Israel nasceu negro e negra
A Reforma e a leitura da Bíblia/Ebook PDF
Em Memória Delas: Mulheres na Reforma Protestante

A profecia percorre toda a história e não tem seu fim nos profetas hebraicos. Com a chegada do Reino de Deus a justiça passeia pela história até os confins do mundo. Portanto, Deus continua levantando profetas e profetizas em seguimentos diversos, e manifestações de justiça marcam a história da humanidade. Parafraseando o profeta Amós, “Que essa justiça possa correr por vários lugares, por toda a terra e em todos os tempos, como um rio que nunca seca”.

Se dermos um salto na história para a idade moderna, certamente encontramos a profecia. Como no caso de Karl Marx que denunciou a opressão inglesa na época da revolução industrial, Gandhi que lutou pela liberdade da Índia e combateu a opressão do governo Britânico, Mandela que lutou em oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos, Martin Luther King que lutou pelas liberdades civis dos negros nos Estados Unidos, Dom Elder Câmara que reivindicou o direito à moradia aos favelados e lutou contra a ditadura militar na década de 70 no Brasil, Dorothy Stang que lutou ao lado dos pobres que viviam sob opressão no Pará. Há vários outros/as que poderíamos citar. A profecia a partir da perspectiva da história dos hebreus e do reino de Deus é manifesta no mundo. A profecia não para enquanto houver esperança.

A utopia vive!

Mas aonde está a profecia na Igreja evangélica hoje? Por onde anda a sua vocação profética? Certamente a igreja se esqueceu ou perdeu o espírito profético. A profecia foi substituída por algo prognostico. Para a igreja de hoje, profecia é sinônimo de previsão futura, em uma busca da satisfação pessoal e por muitas vezes motivados por interesses egoístas. Perdeu-se o senso de justiça e os valores do Reino de Deus caíram no mar do esquecimento. Esta alienação é uma questão séria porque a igreja em seu chamado deve estar profundamente comprometida com a profecia. Não a das previsões incertas feitas por videntes, mas com a justiça do Reino imbuída de fé, amor e esperança. Uma profecia que luta pela causa do pobre, dos fracos e oprimidos. É um resgate da profecia bíblica com base nos profetas hebraicos e em Jesus de Nazaré.

O compromisso da igreja com a profecia abrange uma grande dimensão. Ela deve falar e agir em favor dos pobres e dos oprimidos. Dos índios/as que vivem em situação de risco, dos favelados/as em seus barracos, dos sem teto que vivem os riscos das noites chuvosas e frias, dos órfãos/âs em sua solidão, das viúvas sem amparo, dos estrangeiros no meio de estranhos, dos que vivem em constante perigo de morte como as prostitutas e homossexuais, dos trabalhadores/as explorados, dos desempregados sem salário, todos estes e muitos outros dizem respeito a profecia e a igreja.

A recuperação da profecia é uma questão de urgência. Uma igreja sem profecia é uma igreja que aos poucos vai perdendo seu vigor, e, se persistir em desobediência, certamente morrerá. Precisamos ouvir a voz do que clama no deserto, e, em obediência ao Deus da justiça, responder ao seu chamado. A igreja deve urgentemente entrar na história da humanidade, ouvir e ser participante de suas angústias e dores, deve bradar em alta voz contra todo tipo de injustiça, pois esta se manifesta em todo lugar e em todo o tempo.

Por uma Igreja para os pobres, profética e libertadora.

Marcos Aurélio é Teólogo e Ativista Social. É colaborador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos. Facilitador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito em Natal, RN e coordenador do Espaço Comunitário Pé no Chão. O texto foi publicado originalmente no blog Caminhos de Libertação.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×