Notícias

Reflexão do Evangelho: Os presépios atuais

Leia a reflexão do evangelho para o dia 25 de dezembro. O texto fala da passagem de Lucas 2,1-14, e a reflexão pertence à Ana Maria Casarotti.

Os presépios atuais

Nestas últimas quatro semanas, a Liturgia nos convidou a preparar-nos para esta grande festa que celebramos hoje: o Nascimento do Salvador, o Messias, o Senhor.

Tempo de Advento, de espera no Senhor que Vem morar conosco. Para isso, percorremos diferentes situações que nos impedem de acolher o Senhor que chega para ficar conosco. Textos do Antigo e do Novo Testamento refletiam essas possibilidades e acrescentaram a espera gozosa na Vinda do Senhor.
Assim, convidaram-nos a ter uma esperança firme e confiante no Senhor, viver com os olhos e ouvidos atentos, vendo e escutando os gemidos de tantas pessoas que vivem em situação de marginalização, rejeitadas pela sociedade.

Um chamado à conversão, a aguçar nossos sentidos para não sermos surdos às vozes que gritam continuamente ao nosso redor. Impelidos a atuar e não deixar que a desconfiança e as dúvidas sobre o Messias habitem em nós, gerando desesperança e desânimo.

Ele é Boa Nova desejada por tantas pessoas e povoações inteiras ao longo de séculos. Porém, para reconhecê-lo é preciso se preparar. Hoje, celebramos este grande e inesgotável mistério do Deus da “Palavra que se fez pessoa e armou sua tenda entre nós” (João 1,14).

E “deu o poder de se tornarem filhas e filhos de Deus a quem crer em seu nome” (João 1,12).

No texto de hoje, vimos que, naquele tempo, o imperador César Augusto realizou um recenseamento, possivelmente para saber quantas pessoas pertenciam ao seu Império e, assim, poder cobrar tributos.
“Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal”. Também José e Maria tiveram que ir “até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia”, pois “José era da família e descendência de Davi”.

Tiveram que fazer essa caminhada de onde se encontravam, apesar da gravidez avançada de Maria. As condições na viagem não eram cômodas, como deve ter acontecido a muitas pessoas pobres.
Lamentavelmente, não é somente uma realidade própria daquela época. Pensemos nessa situação que hoje vemos refletida em tantas realidades brasileiras que obrigam as pessoas a sair de sua cidade à procura de trabalho, do pão para suas famílias.

Aquelas que moram em lugares, por exemplo, no nordeste brasileiro, onde a falta de abastecimento de água e o consumo de “outras águas” gera problemas de saúde. Como mostrou um estudo do Banco Mundial, “a variabilidade das chuvas e a intensidade das secas no Nordeste continuarão aumentando até 2050, com graves efeitos para a população, caso os governos locais não invistam em infraestrutura e gestão hídrica.”

Também a situação dos Sem Terra, grande movimento que continuamente tem que desafiar situações de risco e assassinato pelos que detêm o poder. Incidentes gerados pela despreocupação e indiferença dos poderosos diante dos que moram em condições infra-humanas. Obrigados a sair à procura de uma alternativa, arriscando a sua vida e a vida de seus filhos/as no desejo de uma tentativa diferente, como acontece periodicamente com os imigrantes e refugiados.

O Evangelho de hoje relata que, estando em Belém, chegou a hora de Maria dar à luz, e o único espaço que encontraram foi numa manjedoura, “pois não havia lugar para eles dentro da casa”.

Disse o Papa Francisco em referência ao presépio montado na Praça São Pedro: “Na dolorosa experiência destes irmãos e irmãs migrantes, voltamos a ver a experiência do Menino Jesus, que, no momento de seu nascimento, não encontrou abrigo e nasceu na gruta de Belém, sendo depois levado ao Egito para fugir da ameaça de Herodes”.

Cuidemos com ternura e carinho deste menino frágil. Nele estão espelhadas numerosas vidas que caminham ao nosso lado e nos convidam a ir ao seu encontro. Assim como os pastores, anunciemos o sinal do recém-nascido que nos foi comunicada.

“Deixemo-nos atrair com alma de crianças ao presépio, porque ali se compreende a bondade de Deus e se contempla a sua misericórdia, que se fez carne humana para comover o nosso olhar” (Papa Francisco).

Unidos na oração, cantemos e louvemos a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra às pessoas por ele amadas.”

Publicado originalmente no site do IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×