Bíblia

Reflexão do evangelho: Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração

Leia a reflexão do evangelho desta semana. O texto fala sobre Lucas 12,32-48, e o comentário pertence a Tomaz Hughes.

Boa leitura!

Esse trecho do capítulo 12 de Lucas retoma, em grande parte, o tema do domingo anterior – a questão do relacionamento do cristão e da comunidade com os bens materiais. A comunidade cristã é caracterizada como “pequeno rebanho” – certamente pequena diante da força e enormidade do sistema do Império Romano. Aqui, não é tão importante a sua pequenez em termos numéricos, mas em termos da sua importância e força dentro da sociedade.

A fraqueza dela é gritante e devia ter provocado insegurança e medo em muitos dos seus membros. Por isso, as palavras de encorajamento: “Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino” (v. 32).

O rebanho não tem muitos bens materiais, mas terá os bens mais importantes – os do Reino. Esta ideia nasce do versículo anterior a este trecho: “Busquem o Reino d’Ele e Deus dará a vocês essas coisas em acréscimo” (v. 31). Estes bens virão na medida em que a comunidade vive a partilha, ou seja, se coloca na contramão de uma sociedade de ganância e exploração, repartindo o que tem. Retomando o tema do último domingo, Jesus adverte:

“De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (v. 34).

Esse último versículo nos desafia a fazermos uma meditação mais profunda sobre os valores da nossa vida. Onde – realmente, e não teoricamente – está o meu tesouro? Em que eu de fato ponho a minha confiança? Sobre o que estou baseando a minha vida? Qual é a minha experiência prática de partilha? Quais são os verdadeiros tesouros da minha vida?

Em seguida, Lucas nos coloca diante das exigências de vigilância e responsabilidade. Embora muitas vezes se interprete este trecho sobre a vinda do Senhor em termos do “fim do mundo”, ou referindo-se ao momento da nossa morte, realmente esses versículos têm uma abrangência muito maior. A ênfase não está no fim, mas na atitude que nós devemos ter sempre em nossa caminhada. Sempre devemos estar alertas, para não perdermos o momento de Jesus passar em nossa vida. Ele chega para nós, não somente na hora da nossa morte, muito menos no fim do mundo, mas todos os dias, nas pessoas, nos acontecimentos da nossa realidade, na comunidade em que vivemos. Jesus aqui exige uma atitude de busca permanente do Reino, através de uma vida de serviço fraterno.

Como diz o teólogo José Pagola no seu livro sobre Lucas, “é surpreendente a insistência com que Jesus fala da vigilância. Pode-se dizer que Ele entende a fé como uma atitude vigilante que nos liberta do absurdo que domina muitos homens e mulheres, que andam pela vida sem meta nem objetivo nenhum” (Pagola. “O caminho aberto por Jesus”. Vozes, p.213). 

Os versículos 41-46 e o fato que a pergunta é feita por Pedro, porta-voz dos líderes da comunidade em Lucas, indicam que a mensagem aqui é dirigida em primeiro lugar aos que têm a função de dirigente na comunidade. Os dirigentes cristãos não têm estes ofícios para exercer um poder, para dominar, mas muito pelo contrário, para melhor servir. Somos alertados para que não deixemos a corrupção do poder tomar conta da nossa vida. Como os dirigentes das comunidades têm consciência dos seus deveres, muito mais ainda é a sua responsabilidade: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (v. 48). 

Aqui, o trecho alarga a sua visão para incluir não somente uma possível corrupção do projeto cristão através do apego aos bens materiais, mas também através do apego ao poder, quando este é usado não como serviço, mas como dominação e projeção pessoal por parte dos dirigentes cristãos. Talvez, não haja corrupção mais sutil do que a do poder, manifestada em carreirismo, autoritarismo e autoproteção dentro das Igrejas. Vale a advertência já feita no século XIX pelo historiador inglês Lord Acton:

“Todo o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente!”. 

Lucas convida a todos, especialmente os dirigentes, à vigilância, para que o nosso verdadeiro tesouro seja o serviço fraterno, como concretização do projeto de Jesus, e não a ganância, o poder, a dominação. 

Texto de Thomaz Hughes (em memória). Seleção e edição de Ildo Bohn Gass.

 

???? Recomendamos os livros da Livraria do CEBI:

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×