Notícias

Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra

Leia a reflexão do evangelho para a o próximo domingo, dia 07 de abril. O texto fala sobre João 8,1-11, e o comentário pertence a Tomaz Hughes.

Boa leitura!

Essa história parece muito mais semelhante às narrativas do Evangelho de Lucas do que do Evangelho do Discípulo Amado. De fato, não aparece nos manuscritos mais antigos de João e só aparece pela primeira vez em versões do século terceiro. Por isso, a maioria dos estudiosos acha que originalmente esta história circulava nas comunidades como uma tradição independente. O copista que a inseriu talvez fizesse por achar que ilustrasse duas frases do Quarto Evangelho: “Eu julgo a ninguém” (Jo 8,15) e “Quem de vocês pode me acusar de pecado?” (Jo 8,46). O tema do perdão de uma mulher pecadora é tipicamente lucano. Alguns manuscritos situam esse texto no Evangelho de Lucas durante as controvérsias da Semana Santa – o que parece ser um contexto mais adequado.

O problema apresentado a Jesus pelos fariseus é semelhante àquele do imposto em Lc 21,27-38. A Lei judaica prescreveu a pena de morte para uma mulher casada, pega em adultério (Dt 22,23-24). Mas, segundo João 18,31, os romanos tinham retirado dos judeus o direito de condenar alguém a morte. Portanto, se Jesus dissesse que ela deveria ser apedrejada, ele contrariaria a lei civil dos romanos; se ele negasse esta pena, estaria contra a lei religiosa mosaica. É uma cilada semelhante ao dilema sobre o imposto a César em Mc 12,13-17, ou a questão sobre o divórcio em Mt 19,3-9. Que os seus interlocutores não se interessam pela Lei se manifesta pelo fato de só acusarem a mulher e não o seu parceiro! Uma atitude machista tão comum ainda na nossa sociedade.

Não se esclarece o que foi que Jesus escreveu no chão. Alguns autores veem uma referência a uma frase em Jeremias: “Aqueles que se afastam de ti terão seus nomes inscritos na poeira, porque abandonaram Javé, a fonte de água viva” (Jr 17,13). Assim, seria uma indicação que os verdadeiros culpados são aqueles que se davam o direito de condenar a mulher.

Perguntando da mulher se os seus acusadores não a tinham condenado, Jesus deixa claro que ele não se identifica com eles. Ele não veio para condenar, mas para salvar! Por isso, a mulher está livre para ir, mas não para pecar de novo!

O texto ilustra, mais uma vez, o recado central que vimos no evangelho do último Domingo – Deus é um Deus de misericórdia, e não de condenação. Ele condena o pecado, o mal, mas não a pessoa que peca. Como em Lucas 15,1-2, também no texto de hoje as pessoas, que mais deviam se preocupar em manifestar o rosto misericordioso do Pai, se preocupavam mais em condenar, a partir de um legalismo que desconhecia a misericórdia. Jesus, do outro lado, valoriza a Lei (pede que a mulher não continue a pecar), mas tem compaixão diante da fraqueza humana. Aliás, é notável que, nos Evangelhos, Jesus nunca é duro ou rígido com as pessoas que manifestam nas suas vidas sinais da fraqueza humana, mas é contundente com os que não têm compaixão nem misericórdia e que escondem o verdadeiro rosto de Deus através do seu legalismo e de sua autossuficiência.

Em nossas igrejas, quantas vezes se manifesta mais a dureza de uma mentalidade legalista do que a compaixão de um Deus que é “rico em misericórdia”? Neste tempo quaresmal, preocupemo-nos em ser manifestação do Deus verdadeiro, misericordioso e compassivo, a exemplo de Jesus. Ele soube distinguir bem entre o pecado e o pecador. “Nem eu te condeno, vá e não peca mais!”

O texto foi partilhado pelo autor (em memória).

 

???? Conheça as novidades da Livraria do CEBI:
Semana de oração pela unidade cristã: “Procurará a justiça, nada além da justiça.” / Ebook PDF
Quem ama torna-se luz: Primeira Carta de João
Apocalíptica nas canções de Chico Buarque
O amor em defesa da vida: a 1ª Carta de João

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×