Notícias

Festa da Sagrada Família

Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 30 de dezembro. O texto fala sobre Lucas 2,41-52 e pertence a Tomaz Hughes (em memória).

Boa leitura!

Na Igreja Católica, hoje é celebrada a festa da Sagrada Família. Portanto, o trecho de Lucas põe em relevo os três membros da família de Nazaré, embora o seu tema principal seja um ensinamento sobre quem é Jesus, a sua relação com o Pai e com a sua família humana.

A história começa enfatizando a identidade da família humana de Jesus como judeus piedosos. Os regulamentos sobre as peregrinações ao Templo de Jerusalém, para a festa de Páscoa, se encontram em Êxodo 23,17; 34,23 e em Levítico 23,4-14. Como consequência, entendemos que o ambiente em que Jesus cresceu, e em que descobriu a sua vocação e missão, é aquele dos “pobres de Javé”, os devotos que esperavam a libertação de Israel, através da vinda do Messias davídico prometido. Esta viagem prefigura a grande viagem de Jesus a Jerusalém em Lucas 9,51 a 19,27, que ele fará com os seus discípulos, e onde ele revelará, por palavras e ações, o seu relacionamento com o Pai, prefigurado no versículo 49 de nosso texto.

A narrativa salienta certas atitudes de Jesus. É bom prestar bem atenção aos verbos. Lucas diz que Jesus estava no templo entre os doutores, “escutando e fazendo perguntas” (v. 46). A atitude de Jesus é a de um discípulo muito inteligente e não de um mestre. Ele não está “ensinando no Templo”, como muitas vezes dizemos em nossas tradições. Aqui, Lucas antecipa para os doze anos de Jesus o que realmente ocorrerá mais tarde, quando Jesus realmente ensina no Templo e sofre a rejeição e a perseguição por parte de doutores da Lei e Sumos Sacerdotes (Lucas 19,47-48; 21,37-38; 22,53).

Encontramos o ponto central do texto no versículo 49: “Porque me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?”.

Aqui, Lucas relata as primeiras palavras de Jesus no seu Evangelho. Agora, não é Gabriel, nem Zacarias, nem Maria quem diz quem é Jesus, mas ele mesmo. A palavra que nós traduzimos como “devo”, em grego dei, transmite o tema de “necessidade”, que aparece no Evangelho 18 vezes e nos Atos dos Apóstolos 22 vezes. Essa palavra “expressa um senso de compulsão divina, frequentemente visto como obediência a uma ordem da escritura ou profecia, ou na conformidade de eventos com a vontade de Deus. Aqui, a necessidade consiste no relacionamento inerente de Jesus em relação a Deus, que exige obediência.” (Marshall, “The Gospel of Luke”).

No versículo 50, fica claro que os seus pais não entenderam que o seu relacionamento com o Pai celeste tomava precedência sobre a sua relação com eles: “Eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer”.

A “espada” sinaliza a dor de sentir este distanciamento sem poder compreendê-lo e que já começa a aparecer. Também o velho Simeão a ela se refere em Lucas 2,35. Maria não compreende plenamente, retomando o tema de v. 19, e continua a sua caminhada de fé, meditando sobre o sentido da missão e da identidade de seu filho. Essa experiência de Maria é encorajadora para nós. Quantas vezes acontecem coisas nas nossas vidas que não compreendemos e nelas não conseguimos ver a vontade de Deus? A exemplo de Maria e José, com atitude orante e contemplativa, aceitemos esta escuridão, continuemos a caminhada. Nunca, porém, deixemos de “conservar no nosso coração todas essas coisas”.

Texto partilhado pelo autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×