Notícias

Meditação do evangelho: A Palavra de Deus tem nos renovado?

via Portal Luteranos*

Prédica: Marcos 16:15-20
Autor: Carlos Musskopf
Âmbito: IECLB
Natureza do Domingo: Páscoa

Meditação:

A fé cristã não existiria, se Jesus não tivesse sido ressuscitado pelo Pai. Esta é uma afirmação aceita por todos os cristãos. Como, então, se poderia entender que o Evangelho de Marcos fizesse uma única alusão à ressurreição (v.6)? Esta pergunta perseguia desde cedo os leitores do Evangelho de Marcos, o qual, por isso, logo ganhou este adendo.

Falar da ressurreição não é falar de algo vazio, abstrato, teórico. Os relatos da ressurreição surgem a partir de uma relação concreta, direta com o ressuscitado. E as consequências são coragem, disposição, ânimo para pregar a Palavra.

Portanto, hoje só podemos falar da ressurreição, a partir da experiência que nós, pregadores, fazemos com ela. A Palavra de Deus tem nos renovado? Como consequência, temos nós (em conjunto com a comunidade) transformado o meio em que vivemos e atuamos? Temos encorajado os membros a participarem, como seres renovados por Deus, de movimentos e instituições que propõem uma nova sociedade, justa e fraterna, mesmo correndo o risco de serem chamados de comunistas ou subversivos?

Ora, a ressurreição fala de uma outra vida. Uma vida aqui, mas não como esta que está aí. Isto exige uma renovação dialética do mundo e do homem. Tomemos como ponto de partida o homem renovado que, transformando as estruturas em que vive (primeiro as pessoais, depois talvez as do Sindicato ou as da Associação de Bairro e, por fim, toda a superestrutura ideológica), cria novas estruturas para homens novos, que as vão novamente transformando, e assim sucessivamente. Um bom campo de ação para iniciar é também a estrutura da comuni-dade. Aqui se pode experimentar ressurreição quando, por exemplo, o presbitério descobre que de Igreja de atendimento, precisamos passar a ser Igreja missionária. Organizar uma comunidade missionária exige renovação de tudo: desde a localização da casa paroquial e da igreja, até a mentalidade do mais afastado dos membros (sem esquecer a do pastor, que é a mais dura de mudar!).

Mas Jesus não abandona os cabeças-duras. É interessante: os ricos de hoje são aqueles que souberam aproveitar a situação. Investiram na inflação e ganharam. Os cabeças-duras guardaram o dinheiro, ou resolveram não investir em nada, não correr risco… e perderam. Ficaram para trás. Uns mais, outros menos, outros bem para trás. Todos perderam. Penso que esta deve ser a origem dos colonos de Nova Ronda Alta.

Não é irônico que nós reverenciemos a inteligência e a esperteza dos ricos e menosprezemos os pobres, quando é justamente para estes medrosos e chorões que Jesus confia o futuro de sua própria missão? Isto quer dizer que Jesus deseja fazer de cada pobre, de cada assalariado, de todo o que vende sua força de trabalho em troca de dinheiro, um pregador, um mensageiro, um agente da ressurreição, da nova vida. E faz isso com os pobres, por uma razão muito simples, apontada por Paulo Freire: Só os pobres podem ser utópicos. Só os pobres podem pensar o futuro do mundo de maneira diferente do presente. Os ricos só esperam do futuro uma confirmação do que aí está.

Sei que para nós, pastores e pregadores, é difícil compreender isso, da mesma forma como foi difícil para os discípulos que ouviram falar da ressurreição de Jesus. Nós também temos ouvido falar da revelação de Deus nos pobres e oprimidos, nos livros da Teologia da Libertação e outros. Mas viver a realidade que eles vivem, dramática, cruel, diária, e aprender com eles, é outra coisa. Essa situação é muito parecida com a dos discípulos que não acreditaram nos relatos da ressurreição feitos por Maria Madalena e pelos outros dois. Só o contato direto, o envolvimento real e concreto com o Jesus ressurreto é que converteu e deu sentido ao que haviam ouvido falar. A partir desse contato, também passou o medo do futuro, a incerteza com relação ao que havia de vir, e os discípulos se transformam de passivos chorões em ativos anunciadores, proclamadores da Boa Nova que conheciam. Certamente foi um momento de ressurreição também para eles: uma nova vida se iniciou. Um vida sai da casca protetora das paredes e se lança num projeto imenso de levar ao mundo esta mesma possibilidade.

Oração final

Senhor, tu encontraste os teus discípulos com medo, chorando por tua ausência. Mas, com a tua presença, eles voltaram a ter disposição, força e coragem. Acompanha também a nós, ao sairmos desta igreja, a fim de que cada um de nós experimente um novo vigor, uma nova vontade de viver. Capacita-nos e envia-nos para levar, com esta disposição, a tua Palavra da vida a todos os cansados e desanimados; a todos os que não crêem no teu poder, a todos os que cruzam os braços, pensando que as coisas são assim e que nada vai mudar; a todos os que despertam para um envolvimento com tua Palavra no dia-a-dia; a todos os que se engajaram, em seu local de atuação ou de trabalho, pela melhora das condições de vida e pela transformação das estrutural injustas; aos jovens que são deformados pela propaganda enganosa, pelos vícios e pelas falsas oportunidades; aos jovens casais que estão demasiadamente preocupados com a vida social e muito pouco com Deus, que os uniu; aos velhos que, muitas vezes, são desprezados e outras vezes se desprezam a si mesmos, dizendo que não servem mais para nada…

Fonte: Publicado pelo site Luteranos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×