Notícias

Reflexão da semana: Saber vigiar

Leia o comentário sobre Mateus 24,37-44, de Maria Cristina Giani.

Boa leitura!

Este domingo iniciamos o ano litúrgico com o tempo de Advento. Dessa forma a Igreja nos abre as portas de um novo ano com a frescura renovadora da esperança que traz a vida nova de Deus, que vem, que veio e que virá.

No evangelho de hoje a exortação principal de Jesus é a vigilância! A pergunta é que tipo de vigilância, ou o que temos que vigiar?

Para achar a resposta voltemos ao texto proposto. Ele nos remete ao tempo de Noé, no qual Deus se manifestou na cotidianidade desse povo: “nos dias antes do dilúvio todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca”.

Acreditamos num Deus que está presente na nossa história e nela se revela. Não temos que esperar grandes sinais, nem acontecimentos sobrenaturais, somos convidados a deixar-nos surpreender pela sua novidade que desabrocha no meio de nós.

Então o que temos que vigiar é que não nos passe despercebida a vida que já está correndo pelas nossas veias, relações, famílias, comunidades, cidades e que tem a força de nos recriar desde dentro.

Por isso vigiar é perceber dentro de nós que gritos carregamos, que feridas temos ainda abertas, que perdão precisamos pedir ou oferecer, para assim permitir que Deus se faça mais presente e seja um novo presente para cada um/a.

Mas a proposta que Jesus faz é que alarguemos nosso coração ao mundo todo, e que em nós também ecoem “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS 1).

Para nessas situações sermos capazes de pedir e esperar sua nova visita, pode nos ajudar nos perguntarmos: Que sinais de possibilidade de algo novo descobrimos nessas situações?

Tempo de advento, tempo de alegre vigilância na certeza de que “Cada dia da nossa caminhada é marcado pela presença de Deus, que guia os nossos passos com a força da graça que o Espírito infunde no coração para o plasmar e torná-lo capaz de amar” e por isso que “ninguém possa pensar que é alheio à proximidade de Deus e à força da sua ternura” (Misericórdia e Paz).

Rezemos esta poesia pedindo a Jesus que nos ensine a “vigiar” sua Presença.

 

Futuro tão presente

Já não perguntarei mais,
quando chegará teu dia
mas sim por onde atravessas o presente,
por que existe o malvado
mas sim de que maneira o salvas agora,
quando se curará minha ferida
mas sim como a curas neste instante,
quando acabarão as guerras,
mas sim onde constróis a justiça,
quando seremos numerosas
mas sim onde está hoje a gruta de Belém,
quando acabará a opressão
mas sim como passar pelas brechas do sistema,
quando te revelarás,
mas sim onde te escondes.
Porque teu futuro é agora,
é este instante universal
onde todo o criado dá um passo
dentro de teu mistério partilhado.


Benjamin Gonzalez Buelta

Texto de Maria Cristina Giani, via IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×