Gênero

Comadres de Corpo e de Alma

Confira uma sugestão de roteiro de encontro entre mulheres. Uma ótima dica para o Mês Internacional da Mulher.

Vamos falar sobre gênero, religião e teologia feminista?

A amizade entre nós mulheres é uma coisa preciosa, misteriosa, maravilhosa. A amizade entre comadres nos sustenta nos momentos mais difíceis da nossa vida, também nos momentos mais alegres.

Quando ficamos preocupadas, tristes ou em dúvida, é a comadre que a gente procura para conversar, abrir o coração, conseguir tranquilidade e de novo ter a paz. A magia da amizade entre comadres tempera nossa caminhada, cria laços profundos e eternos, aponta a direção do novo. Que magia, que força! Aqui tem coisa que não é só deste mundo! Acredita!

Vamos escutar a parte da história de Rute e Noemi que conta sobre a amizade entre estas duas mulheres. Vamos formar um círculo com nossas cadeiras. Nosso símbolo é uma roda em que todas somos iguais, importantes, comadres.

Leitura: Rute 1,6-18

  • Em mutirão, recontar a história de Rute e Noemi.
  • Nesta história, o que mais mexeu com cada uma? Por quê?
  • Havia uma amizade de corpo e alma entre Rute e Noemi? Como?
  • O que aconteceu dentro do corpo e da alma das duas mulheres neste acontecimento?

Dinâmica:

  • Colocar um papel grande no meio da roda; ao lado, pinceis ou lápis de cera.
  • Colocar uma música suave, sem palavras, para criar um ambiente de oração.
  • Entregar uma vela para cada mulher.
  • Colocar uma vela acesa no meio do papel grande.
  • Neste ambiente, convidar as mulheres a lembrar de amizades importantes  em sua vida: amizades de magia, de comadres, amizades que tocaram sua alma e seu corpo, amizades que fizeram nascer nova esperança e vida no coração de cada uma.
  • Uma por uma, cada mulher diz o nome de suas comadres de corpo e alma.
  • Uma mulher, sentada no chão, escreve cada nome lembrado em letra bonita e visível no grande papel ao centro da roda.
  • Depois, convidar as mulheres a partilhar suas experiências de amizade vividas com sua comadre.
  • No fim da partilha, cada mulher acende sua vela na vela grande. Depois, todas se abraçam na amizade, trocando velas e orações.

Olhar

Nos conta Lídia: “Minha família de origem era patriarcal e pobre. Éramos 12 entre filhos e filhas. Fomos educadas/os nos valores fundamentais: respeito, acolhida, submissão, obediência. O valor que penetrou em mim até a medula foi o da acolhida do outro, da outra. Para mim este valor era tudo.

Muito nova, casei-me e, com o casamento, transferi-me para uma realidade completamente diferente.

O novo ambiente apresentava outros valores, parecia que a coisa mais importante era: “Faz por ti que fazes por três”.

Apesar disso, continuei a viver os valores transmitidos pela minha família, sobretudo o da acolhida. Mas com o passar do tempo percebi que minha maneira de ser não era valorizada. Aliás, procuravam tolher minha criatividade. A minha maior desilusão, e que gerou muito sofrimento, foi nas relações com as mulheres, em particular, com a sogra e a cunhada. Percebi que havia ciúme, sobretudo por parte da cunhada.

Ela nunca tomou decisões na vida, estava amarrada à mãe, ao amor pelo irmão e, em seguida, deslocou seu afeto ao meu filho e à minha filha, querendo até roubá-los de mim, com a cumplicidade de minha sogra e o silêncio conivente de meu marido, seu irmão.

Um dia, li todo o livro de Rute. Aí encontrei meu ideal de relacionamentos:  nora – sogra; cunhada – cunhada; mulher – mulher ligadas à fidelidade e à cumplicidade.

Pergunto-me hoje: Por que não reparei tanta falsidade? Não encontro resposta! Somente um pensamento passa pela minha cabeça: “Às vezes a pior inimiga da mulher é a própria mulher”.

Vamos também nós, como Lídia, nos deixar inspirar pelo Livro de Rute.

Sentir

O Livro de Rute é uma novela em quatro capítulos, em que as protagonistas principais são mulheres. Seria interessante ler o livro no original, em hebraico. Perceberíamos sua linguagem e sua estrutura femininas. Isso nos leva a pensar que pode ter sido escrito por mulheres, e que, se foi escrito por homens, por trás, sem dúvida, há uma memória forte de mulheres. O livro nos apresenta vários pontos de reflexão.

Quando foi escrito o Livro de Rute?

“No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país…” (Rt 1,1).

Apesar deste início e de sua colocação na Bíblia, entre os livros de Juízes e de 1Samuel, todas as indicações nos falam que esta novela antiga foi escrita no tempo de Neeemias e Esdras, ao redor de 450-400 a.C.

Lendo Neemias 5,1-5, percebemos a mesma situação de fome. Em Esdras 9, lemos o acontecimento das rupturas dos matrimônios com as estrangeiras.

Esse período é marcado pelo nascimento do Judaísmo (Neemias 8) em que a Lei escrita assume muita força, como também a pureza legal e de raça.

Os nomes dos/das protagonistas tecem a história

  • Elimeleque  /  Meu Deus é rei
  • Noemi /  Doçura
  • Maalon  /  Enfermidade – Doença
  • Quelion  /  Desfalecimento – Fragilidade
  • Orfa  /  Que dá as costas
  • Rute  /  Amiga
  • Mara  /  Amargura
  • Booz  /  Pela força
  • Obed  /  Servo

Quando lemos o texto traduzimos os nomes, eles se tornam uma chave de leitura para a história do livro.

Os verbos são fios coloridos que conduzem a história

No capítulo primeiro, prevalece o verbo voltar. O início nos apresenta um grupo familiar que, pena fome, emigrou para os campos de Moab. Lá os filhos casam com moabitas. Os homens morrem e ficam as mulheres. Nesta grande desgraça, chega aos ouvidos de Noemi que Deus voltou a visitar seu povo, dando-lhe pão (1,6). Ela decide voltar para Judá.

Noemi libera as noras de qualquer compromisso: “Busquem seu futuro!” Noemi é como árvore seca, nada mais tem a dar. Rute, apesar da insistência da sogra, decide acompanhá-la. Esta decisão é uma aposta na mulher, na sogra, naquela que aparentemente nada mais tem  a oferecer. A mulher nova estabelece uma aliança com a mulher velha: estão juntas para o que der e vier.

Respigar é o verbo que predomina no segundo capítulo.

Ao chegar em Belém, – a casa do pão – Noemi e Rute precisam garantir o pão de cada dia. É  o tempo da colheita, tempo em que vigora uma lei que garante o alimento cotidiano para o pobre, a viúva e o estrangeiro, garantindo-lhes as espigas que caíam as mãos dos ceifadores! (Lv 19,9-10; 23,22; Dt 24,19-22). E Rute é pobre, viúva, estrangeira. É no campo de Booz, parente de Elimeleque, que Rute vai respigar, assegurando assim o sustento para as duas.

Seu amor e sua dedicação são reconhecidos. “Foi me contado tudo o que fizeste por tua sogra… que o Senhor te retribua… sob suas asas vieste buscar refúgio” (2,11-12).

Na intimidade da casa, a cumplicidade das mulheres cresce: nora confiando na sogra; sogra fazendo memória de leis antigas; sogra e nora tecendo planos para garantir a vida, o futuro.

Respigar garante o pão, mas a segurança da vida, o futuro está na posse da terra. “Minha filha, não devo buscar-te repouso, para que sejas feliz?” (3,1). Respigar, buscar repouso, felicidade são os gestos que concretizam o parto de aliança entre Rute e Noemi. Há cumplicidade entre sogra e nora. Cumplicidade que se faz consciência das leis que as defendem.

Eis então o verbo que marca o terceiro capítulo: resgate. É um verbo que fala de resgate da terra. O que podem, contudo, duas mulheres viúvas, uma delas estrangeira? As duas mulheres percebem que precisam de uma força ao seu lado e traçam um plano para conquistar esta força: Booz. Não somente fazem um plano, mas atualizam a lei do resgate a lei do levirato (Dt 25,5-10).

“Nós somos testemunhas! Que o Senhor torne essa mulher que entra em tua casa semelhante a Raquel e a Lia, que formaram a casa de Israel” (4,11). A estrangeira, a viúva, a mulher é incluída no número das matriarcas que estão na origem do povo de israel.

A sogra buscou felicidade para a nora. A nora assegurou o resgate para a sogra. Nora e sogra, na confiança, na conversa ao pé do ouvido, na cumplicidade, na busca, na teimosia, conquistaram seu direito ao pão, à terra, à posteridade, ao futuro.

Fonte: Trecho do livro sobre Teologia Feminista: Mulheres dando à luz a nós mesmas! Encontros para o Dia Internacional da Mulher, de Jane Dwyer e Tea Frigerio. Páginas 15-19.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×