Bíblia

Marcos 6,14-29: O compromisso com o anúncio da Palavra de Deus e com a profecia [Robson Luís Neu]

Marcos 6

O Evangelho de Marcos relata com muitos detalhes a morte de João Batista e sua relação com a vida pública de Jesus. Além disto, denuncia a vida luxuosa dos governantes, em detrimento da vida sofrida das pessoas subjugadas pelo poder dominante. Neste sentido, Marcos 6,14-29 faz memória da vida familiar do rei Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande; e também faz memória do martírio de João, aquele que abriu caminho para Jesus.

Herodes Antipas foi rei na região da Galiléia. Ele havia casado com Herodias, a mulher de seu irmão Filipe, ou seja, sua própria cunhada. Pela lei judaica, este casamento era proibido. O casal sabia disto, mas mesmo assim o fez. João, o Batista, era conhecido como bom, honesto e temente a Deus. Seu altar era o deserto, lugar de dificuldades e perigos, mas também espaço para arrependimento. A pregação de João não colocava panos quentes sobre uma situação errada. O erro era denunciado. “A ferida tinha de ser limpa, mesmo que implicasse dor.” Tratar do pecado não é coisa simples e fácil. Por sua denúncia das injustiças e por sua coerência ao Evangelho, João foi preso e executado.

O relato bíblico nos fala sobre esta execução. O rei Herodes Antipas estava de aniversário. Para festejar esta data, convidou várias pessoas e preparou um banquete. Tudo para demonstrar seu poder. A filha de Herodias, para alegrar o esposo da mãe, fez uma dança especial diante do rei e dos convidados. O rei, para mostrar sua gratidão, disse que daria de presente o que a garota quisesse. Herodias, a mãe, pede então, a cabeça de João Batista. Deixar de atender ao pedido da dançarina poderia parecer fraqueza. O poder dominante nunca se preocupa com a vida, mas apenas com o status. Isso é assim ainda hoje! Como resultado da situação criada, João é executado. Sua cabeça é servida numa bandeja. O orgulho do rei está preservado.

Essa história de martírio é contada quando os discípulos de Jesus voltam de uma jornada de pregação, que causou grande impressão na opinião pública. O martírio de João é o prenúncio da própria morte de Jesus e também dos discípulos, no futuro. Sofrimento e morte acompanham a tarefa do anúncio da boa nova de Deus ao longo da história do Cristianismo. São muitos os exemplos de pessoas que sofreram e sofrem perseguição porque denunciaram maldades, erros, falcatruas, anunciaram o reino de Deus e se colocaram ao lado das pessoas sofridas e injustiçadas. Conforme o teólogo Erni Walter Seibert, “A pregação da Palavra não é algo sem saber e sem consequências.”

A Palavra de Deus sempre produz efeito. A promessa de Deus é que sua Palavra nunca volta vazia. Coragem e amor devem acompanhar o anúncio da vontade de Deus. Isso significa dizer claramente o que e quem gera injustiça. João Batista denunciou o poder que domina. A respeito desta relação, o biblista Milton Schwantes escreveu: “… o texto começa com um rei e termina com um túmulo… Dum lado há gente em banquete e orgia, do outro gente massacrada no cárcere. O prato que ‘serve’ a cabeça de João faz parte do banquete…” João denunciou, mas não com o intuito de apenas desmascarar o poder político reinante, o fez visando o arrependimento dos denunciados. O profeta de Deus precisa, ao mesmo tempo, de coragem e amor. Coragem para denunciar o erro, sofrendo as consequências, e amor para anunciar que Deus perdoa e possibilita um novo começo quando verdadeiramente há arrependimento.

Arrepender-se… eis algo difícil, que exige humildade. Por que as pessoas erram, mesmo sabendo que estão cometendo um erro? Muitos insistem no erro porque já não conseguem mais enxergar o próprio pecado. Contudo, na maioria das vezes, por sentirem-se acima da lei. O que dizer de tantas mortes no trânsito em consequência de motoristas embriagados? O que dizer dos corruptos… os quais utilizam o poder para benefício próprio.

Infelizmente, temos visto pouca profecia em nossos dias. Poucas são as vozes que se preocupam com o bem social. O Cristianismo tem servido como apelo a uma fé individualista, em que o que importa é a relação eu-Deus. Este tipo de religiosidade não tem espaço para a profecia. Preocupa-se com bem estar, prestígio, poder, está do lado do banquete do rei, vira de costas para o cárcere. Profecia tem a ver com os pés no chão, com pés empoeirados, mãos calejadas, coerência entre o anúncio e a vida. São poucas as vozes neste deserto, mas ainda fazem diferença.

O anúncio da palavra de Deus visa sempre à novidade de vida. Este foi o testemunho de João Batista, que permanece até nossos dias.

Robson Luís Neu (Pastor na IECLB)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×