Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Quaresma 2020 com o pastor Kinno Cerqueira – 24/03

Quaresma 2020 com o pastor Kinno Cerqueira – 24/03
24 de março de 2020 Comunicação

TERÇA-FEIRA (24/03)

Hoje, vigésimo oitavo dia da Quaresma, a vida de Jesus é apresentada em Jo 5,1-16. A cena se passa ao redor de uma piscina que ficava nas proximidades do Templo de Jerusalém. Na época de Jesus, predominava a lenda segundo a qual, de tempos em tempos, um anjo descia à piscina e balançava as águas e que a primeira pessoa a mergulhar após o balanço das águas era curada de suas enfermidades. Por isso, ao redor da piscina ficava deitada grande multidão de doentes, aguardando a hora certa para mergulhar na piscina e obter a cura.

Ao passar por esse lugar, Jesus vê um homem que estava ali há trinta e oito anos e, dirigindo-se a ele, diz-lhe: “Queres ficar curado?” O homem responde dizendo que não há ninguém que o jogue na piscina quando a água é balançada. “Quando eu chego, outro desceu antes de mim”, conclui o doente. Jesus, então, diz-lhe: “Levanta-te, toma teu leito e anda”. Imediatamente, o homem ficou curado e, tomando o seu leito, andava normalmente. Diante disso, as autoridades religiosas passam a odiar Jesus e começam a tramar seu assassinato.

Nessa narrativa, pode-se enxergar uma contundente crítica ao individualismo religioso e à ideologia da meritocracia. Jesus denuncia a falsidade da fé que não gera solidariedade e da ideologia capitalista que prega o chavão: “Que vença o melhor!” Para Jesus, a desgraça de um resulta da injustiça de muitos, pois “amar a Deus no próximo” é a síntese da justiça divina.

Como essa narrativa ajuda-lhe a compreender o mundo? A que lhe chama Jesus?

Oremos! Jesus, ajude-me a superar o individualismo que me habita, a fim de que eu viva no amor. Amém.

Por pastor Kinno Cerqueira