Ecumenismo

Política como expressão viva de caridade

” O cidadão comum se cansa dos discursos vazios e das promessas não cumpridas. Planalto Central e planície, para usar uma metáfora conhecida, giram em órbitas paralelas e distintas. As exigências do cotidiano popular não encontram repercussão nos gabinetes, corredores e sessões dos três poderes”, escreve Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, assessor das Pastorais Sociais.

Eis o artigo.

Citando e parafraseando o seu antecessor Bento XIV, que em 2005 publicou a Carta Encíclica Deus Caritas Est, o Papa Francisco se referiu à política como “a melhor forma de fazer caridade”. O pontífice sublinhou essa frase num encontro em que se referia à ausência dos cristãos na política. Ocorre, porém, que a confiança da população com respeito aos políticos brasileiros parece sofrer de uma erosão prolongada (ou de uma diarreia incurável!) e sem perspectiva de recuperação, pelo menos no curto e médio prazo. Erosão que é, ao mesmo tempo, causa e efeito dessa generalizada falta de participação. Indício disso constata-se na falta de lideranças relativamente confiáveis no cenário nacional.

Fatores imediatos e remotos contribuem para tal erosão. De imediato, através da mídia, continuam a desfilar diante de nossos olhos os escândalos de corrupção revelados pela operação Lava Jato, entre outras, envolvendo não poucos de nossos representantes políticos. Depois, prosseguem as tentativas de privatização e terceirização por parte do atual governo, sem falar da PEC 241, que limita os gastos públicos, o que aumenta ainda mais o desgaste dos serviços à população, já tão precarizados ou simplesmente ausentes. E temos, ainda, a fatídica reforma da previdência social, em que os pobres devem pagar a conta contraída sobretudo pelos que habitam o pico da pirâmide, como lembra a recente nota da CNBB.

De ponto de vista mais remoto, certos entraves da política brasileira mergulham suas raízes em mecanismos histórico-estruturais retrógrados e perversos, denunciados por Raymundo Faoro, Celso Furtado, Caio Prado Junior, Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, só para citar alguns de nossos clássicos. Vale ilustrar com o caso do “patrimonialismo”, conceito que veio da Península Ibérica, mas encontrou terreno fértil na Terra de Santa Cruz – Brasil. O termo designa a apropriação privada da rex publica por parte da elite do poder, que passa a administrar o patrimônio nacional como se fosse a própria casa, fazenda ou empresa. A confusão é tamanha que, a um certo ponto, nem os “donos do poder” (Raymundo Faoro) nem os cidadãos são capazes de distinguir o que é público do que é privado, situação que dá margem de manobra para o uso incorreto dos cofres públicos em proveito dos governos de plantão. Daí os títulos, privilégios, tráfico de influência, apadrinhamento, etc…

Tudo isso provoca apatia, inércia e desinteresse. O cidadão comum se cansa dos discursos vazios e das promessas não cumpridas. Planalto Central e planície, para usar uma metáfora conhecida, giram em órbitas paralelas e distintas. As exigências do cotidiano popular não encontram repercussão nos gabinetes, corredores e sessões dos três poderes. E estes, por sua vez, relegam a um segundo plano as políticas públicas necessárias e urgentes. A distância entre uns e outros aumenta na proporção direta do descrédito quanto à prática política. A nave espacial de Brasília segue surda e indiferente aos clamores que se erguem do chão. Os lucros exorbitantes e a especulação financeira falam mais alto do que o alimento, a saúde, a educação, o transporte coletivo, a segurança, a criação de postos de trabalho…

Que fazer? O Ensino Social da Igreja (ESI) fornece uma série de orientações com vistas à justiça social e ao bem-estar público. Uma das principais consiste na primazia do trabalho sobre a acumulação de capital, seguida de uma remuneração salarial que ofereça os meios para a conquista e a defesa da dignidade humana, centralidade de todo ensinamento do Magistério. Além disso, continua o ESI, não bastam o progresso técnico e o crescimento econômico, é preciso buscar as os bases para o desenvolvimento integral de todo ser humano, fundamento da justiça e da paz, conforme a Carta Encíclica Populorum Progressio, da qual celebramos o 50º aniversário (1967-2017). A verdadeira política, com expressão da caridade, consiste justamente em pavimentar esse caminho.

Fonte: Instituto Humanitas, 20/04/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×