Artigos e Reflexões

O que é espiritualidade?

Por Ivone Gebara*

 

A espiritualidade tem sua origem na palavra ‘espírito’. E ‘espírito’ é alento, é respiração, é ‘Ruah’ que anima nossos corpos e nos permite estar vivos.

A palavra ‘espiritualidade’ foi usada também no sentido das coisas ou dos gestos que nos ajudam a viver melhor. Assim, a palavra espiritualidade evoca algo que nos harmoniza, um certo ‘bem estar’ consigo mesmo proveniente de ‘algo bom’ que nos ajuda a viver. É como se na afirmação da palavra espiritualidade incluíssemos a busca de uma força que de certa forma nos ajudaria a enfrentar as dificuldades do cotidiano e nos ajudasse a estar bem com as outras pessoas e até sermos melhores.

É nessa linha que a tradição cristã fala do sopro vital do Espírito e dos dons do Espírito Santo. Vamos lembrá-los.

São eles: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus. De uma forma ou de outra em todas as religiões há o incentivo de práticas no estilo dos sete dons que nos convidam a dar e receber conselhos, a buscar a compreensão das coisas da vida, a sermos fortes sobretudo nas adversidades, a termos piedade o que significa termos compaixão uns em relação aos outros, a termos ciência ou seja a desenvolvermos o conhecimento de nós e do mundo e a termos temor a Deus, ou seja, a termos atitudes que respeitem o conjunto da criação que não é obra nossa, mas que encontramos aí quando nascemos. Viver uma espiritualidade é educar-se a viver na linha desses dons do Espírito.

Há assim uma espécie de fundo genérico para o que chamamos espiritualidade. Porém, as religiões, sobretudo os monoteísmos e o cristianismo em particular, colocam nesse movimento da vida humana os chamados intermediários. Os intermediários são pessoas, ou a Bíblia interpretada de diferentes formas, ou os catecismos, ou comportamentos sacrificiais propostos, ou orações repetitivas que seriam uma espécie de modelos e de instrutores que nos conduziriam na vida ou nos inspirariam a realizar tais e tais ações em favor de nós mesmas e dos outros. Assim por exemplo muitos intermediários durante a celebração da Quaresma nos convidam a sacrifícios corpóreos como se reproduzíssemos em nós os sacrifícios de Jesus Cristo.

O problema maior ou as dificuldades para nós quando nos submetemos sem pensar aos intermediários é que muitas vezes podemos nos escravizar às suas vontades ou a regras estabelecidas e não desenvolver em nós um dom do Espírito que não é citado claramente nesses sete dons, embora esteja presente, e que se chama LIBERDADE.

A Liberdade como dom não é fazer o que se quer, mas perguntar o sentido do que nos dizem que é para fazer, e ajustar esse sentido à realidade de nosso tempo e de nossa vida comum. O dom da Liberdade nos convida a refletir sobre nós mesmas/os e sobre os efeitos reais do que os intermediários nos oferecem como espiritualidade.

Cada tempo e cada grupo de pessoas tem uma espiritualidade, um ‘bom ar’, uma boa respiração que lhes pode ajudar a levar a vida de forma digna. Caso a espiritualidade nos escravize e nos faça sofrer é preciso revisá-la. O dom da liberdade interior que nos abre ao bem comum deve comandar todos os dons e, portanto, deve estar presente na nossa espiritualidade cotidiana. A liberdade não é dada espontaneamente. É cultivada, aprendida, renovada como o ar que respiramos. A liberdade é como o vento que sopra onde quer e é capaz de renovar a nossa vida se ousamos respirá-lo.

 

*Ivone Gebara é  freira católica da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho  , filósofa e teóloga feminista brasileira.

 

Artigo publicado no Portal das CEBs: https://portaldascebs.org.br/2021/07/24/o-que-e-espiritualidade/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×