Ecumenismo

O grito dos excluídos e a espiritualidade [Marcelo Barros]

Grito dos Excluídos 2017

No dia 7 de setembro, quando o Brasil comemora o aniversário da proclamação da sua independência, as organizações e movimentos populares se juntam para promover o Grito do/as Excluídos/as. Criado por iniciativa da Igreja Católica, o Grito é um contraponto ao ufanismo da parada militar e civil do Dia da Pátria e já está em sua 23ª edição. Com criatividade, bom humor e senso crítico, ele vem mostrar a realidade brasileira vista pelo avesso – a realidade da população mais pobre, cada vez mais marginalizada  e excluída dos privilégios que a elite desfruta.

O Brasil continua sendo, no mundo, um dos países campeões de desigualdade social. Atualmente, o governo e o Congresso brasileiro mexem impunemente na Constituição do país e retiram direitos assegurados dos índios, trabalhadores e aposentados. Tomam várias medidas que isolam o Brasil da comunidade das nações latino-americanas e entregam o petróleo e as riquezas do país às empresas multinacionais. Recentemente, o presidente da República comprou publicamente os congressistas para que esses fechassem os olhos às denúncias de crime e desvio de conduta ética do chefe do governo.

Mesmo que as pesquisas revelem que o presidente detém uma taxa de aceitação mínima por parte da população, não se veem grandes manifestações. Na internet, grupos espiritualistas afirmam: “Pare de reclamar. Valorize o que há de positivo e seja agradecido com o pouco”.

Essa mensagem não está de acordo com as antigas e mais profundas tradições espirituais. Na Bíblia, os profetas protestaram contra as injustiças e Jesus foi morto por ter denunciado as opressões do poder político e também do religioso.

Em seu tempo, o profeta Isaías gritava: “Ai das pessoas que  chamam o mal de bem e consideram o bem como mal” (Is 5, 20).

Eticamente, não se pode aceitar o sofrimento de qualquer ser humano (e também dos outros seres vivos). É especialmente terrível o sofrimento causado pelas escolhas políticas que fazem os ditos representantes do povo. Cada vez mais, as políticas dependem da economia.

Absolutizam o mercado e o lucro.

Nos últimos tempos, os responsáveis por essas políticas perderam a vergonha. Tranquilamente provocam situações que criam refugiados, órfãos e uma multidão de excluídos. Apregoam como inevitável uma política sacrificial, que para garantir os privilégios de uma pequena elite condenam à morte milhões de pessoas.

Zingmunt Bauman, pensador polonês, afirmava que, assim como a segurança de um viaduto depende da solidez da viga mais frágil que o sustenta, também a saúde de uma sociedade depende de como está sua parte mais frágil, ou seja, a parcela mais empobrecida da população. A intuição dos movimentos sociais é que essa população tem de se organizar e lutar por seus direitos.

Em todo o Brasil, as pessoas já falam nas eleições presidenciais e do Congresso que devem ocorrer no próximo ano. Recentemente, Frei Betto escreveu em um de seus artigos:

É  um erro jogar nas eleições todas as fichas da nossa esperança em um Brasil melhor. O mais importante é investir no empoderamento popular. Reforçar os movimentos sociais e sindicais, intensificar o trabalho de formação política e consciência crítica, dilatar os espaços de pressão, reivindicação e mobilização. Só conseguiremos mudanças significativas se vierem de baixo para cima“.

É responsabilidade de toda pessoa comprometida com a paz e a justiça, apoiar e participar dessas manifestações de cidadania. Nesse 07 de setembro, o 23º Grito dos/as Excluídos/as tem como tema “Vida em primeiro lugar!” e como lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”. Assumir, hoje, esse caminho de Jesus significa participar das lutas pacíficas e das manifestações dos movimentos sociais, organizados por um mundo mais justo e mais irmão.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×