Espiritualidades

Jesus de Nazaré: Simplicidade, Profecia e Compaixão Libertadora

Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.” (Mt. 21.7).

A entrada de Jesus em Jerusalém montado em uma jumentinha emprestada foi um anúncio profético do Messias Libertador. Isto de forma simbólica. Cumpre-se a profecia de Zacarias:

Eis que teu rei vem a ti. Manso e montado numa jumenta, e num jumentinho, filhote de um animal de carga” ( Zc. 9,9).

Este evento que tem como personagem principal o Rei manso e pobre, e que foi marcado por coisas simples; A jumentinha que era o animal usado pelos pobres para viagens e serviços, típico dos camponeses, os ramos extraídos das árvores e vestes usadas como tapete nas ruas empoeiradas para a chegada do Deus pobre. O público que esperava sua entrada na cidade não eram os da elite de Jerusalém, mas em geral o povo. Um ato profético que escancara a simplicidade do Jesus de Nazaré que radicalmente denuncia a ostentação dos poderosos da Palestina.

Sua entrada como Rei e Messias libertador vai além de uma perspectiva espiritualista e reducionista. Ela tem também aponta para uma dimensão política. Sua chegada causou um grande incômodo aos poderes que dominavam a Palestina. Incômodos no mínimo desagradáveis à Roma, o centro do poder dominante que em conluio com os religiosos de Jerusalém tomaram o estado de direito sob pena de opressão ao povo.

O caminho de Jesus trouxe fé, esperança e amor para um povo oprimido. Jesus decidiu em meio à injustiça e opressão ficar ao lado dos pobres. Isso causou a ira dos poderosos e por essa razão era uma ameaça ao sistema político, religioso e econômico da época. Esse seguimento de Jesus de Nazaré não surge como um reformismo do sistema, mas um rompimento, uma quebra de paradigmas para a construção de um novo a partir do Reino de Deus. Isto custou-lhe prisão, tortura cruel romana e morte de cruz.

É chegando o Reino de Deus. O Deus libertador! Jesus faz opção pelos pobres e traz a boa notícia. Um novo tempo de refrigério, fraternidade, partilha, compaixão e misericórdia. O Reino do servo sofredor se faz presente entre o povo, não apenas em palavras, mas na encarnação do amor de Deus demonstrados em atos compaixão. Jesus caminha com o povo como o Deus humano, que entra na história, que decide interagir na vida das pessoas. Em meio ao sofrimento e dor, traz a viva esperança e um novo tempo.

Como igreja de Jesus temos buscado viver o Jesus dos pobres? O servo sofredor que caminha entre o povo e com o povo? Temos nos posicionado contra todo tipo de opressão e ostentação instaurados nos sistemas dominantes? Que possamos buscar e viver o Jesus de Nazaré, o Deus encarnado que amou o mundo, que veio trazer as boas novas de libertação.

Fonte: Texto de Marcos Aurélio dos Santos, publicado em www.teologiaevida.com.br.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×