Espiritualidades

Reflexão do evangelho: Encontros e diálogos entre a samaritana e Jesus

Bíblia e Educação Popular - reflexão do evangelho

1. Movimentos e aproximações

O capítulo 4 do Evangelho de João narra uma discussão teológica entre Jesus e a mulher samaritana a partir de elementos que constituem necessidades do cotidiano: pão, fome, água, sede, carência, relação. Com um olhar que se movimenta em várias direções, tomamos o texto como memória de ações e protagonismos de mulheres, como proposta comunitária que direciona a ação missionária para fora dos limites geográficos e como estrutura narrativa que combina forma e conteúdo, ajudando a explicitar os processos de construção e produção textual.

Nesta análise, um dos instrumentais úteis será a construção social dos gêneros masculino e feminino. Este instrumental trata da construção a partir de elementos que constituem necessidades do cotidiano:pão, fome, água, sede, carência, relação.

A partir de alguns momentos que este texto provoca, queremos motivar para refletir sobre os encontros e os diálogos que acontecem.

2. Encontros e diálogos que rompem fronteiras

O encontro acontece na terra da mulher, a Samaria. Jesus é quem se desloca de sua terra, seus limites, seu chão e atravessa a terra estrangeira. Ele deixa a Judéia e volta para a Galiléia. Neste trajeto, o texto informa o óbvio para a comunidade que vive naquela região. É o caminho conhecido, mas o texto faz questão de afirmar novamente.  Caminhos, quando já são conhecidos, são trilhados mecânica e irrefletidamente. Dizer o óbvio provoca a atenção. Dizer que era necessário passar por Samaria provoca na pessoa leitora e na ouvinte a possibilidade de pensar por que se está dizendo o que já é conhecido e aprendido.

Neste caso, remonta-se a um conflito antigo entre pessoas judias e samaritanas. O conflito é de origem étnico-religiosa, com conseqüências sociais e políticas. No Antigo Testamento, recebemos a informação histórica sobre as causas do conflito. As pessoas samaritanas são remanescentes de um processo de colonização promovido pela dominação assíria, que trazia pessoas de outras regiões colonizadas e as misturava com os habitantes locais. Tal processo gerou reações de desprezo e rivalidades entre aquelas pessoas que se consideram “legítimos filhos de Israel” e aquelas que são “misturadas”. Podemos encontrar estes relatos em 2Reis 17,24-31, Eclesiástico 50,26 e Esdras 4,2-9.

Esta carga histórica de rivalidade e conflito está presente na memória das pessoas que guardam o relato do encontro de Jesus com a samaritana como testemunho de sua fé. A afirmação de que Jesus, para chegar até seu destino, precisa passar pela Samaria, desencadeia estas lembranças na memória. Repetir o que já é conhecido, em situações conflituosas, pode ter esta função: verbalizar para provocar a reflexão.

Neste contexto de conflito, o encontro e o diálogo entre Jesus e a samaritana rompem barreiras étnico-geográficas. Ela é mulher e é samaritana. Sua condição de gênero impede que converse com um homem em lugar público e, especialmente, perto do poço (no imaginário daqueles grupos, o poço é um lugar mítico, simbólico da erótica, relacionamento amoroso – Gênesis 24 e 29; Êxodo 2,11-22). Sua pertença a um povo resulta em problemas para estabelecer relações de amizade e confiança, de ajuda e solidariedade com alguém do povo inimigo.

O início da conversa da mulher explicita o conflito. Não há intenção de esconder, nem de empurrar o conflito para longe. Apesar das rivalidades, os dois querem conversar. Talvez seja por causa do conflito que o diálogo acontece.

Este encontro abre as fronteiras das concepções teológicas que delimitam e excluem pessoas. Encontros são sempre possibilidades a serem construídas, ou melhor, possibilidades a serem reconhecidas. As barreiras entre as pessoas “escolhidas” e as pessoas estrangeiras também sofrem abalos na postura de Jesus e desta mulher.

Ver e testemunhar, encontrar e falar da experiência do encontro  com Jesus são características básicas para o discipulado no Evangelho de João, como podemos ver em 1,29-37; 1,40-49. As mulheres no Evangelho de João percebem e reconhecem Jesus e, a partir daí, testemunham, transmitem e anunciam o evangelho. Assumem a tarefa ministerial na igreja e missionária no mundo.

3. Encontro e diálogos sobre a vida e o cotidiano

“Você tem sede de quê?
 Você tem fome de quê?

 A gente não quer só comida,
 A gente quer comida, diversão e arte.
 
 A gente não quer só comida,…

 A gente não quer só comer,
 A gente quer comer e quer fazer amor.
 A gente não quer só comer,
 A gente quer prazer pra aliviar a dor.

 A gente não quer só dinheiro,
 A gente quer dinheiro e felicidade.
 A gente não quer só dinheiro,
 A gente quer inteiro e não pela metade

 Desejo,
 Necessidade e vontade,
 Necessidade e desejo.”

A música dos Titãs nos provoca a reflexão sobre a fome e a sede. Você tem fome de quê? Você tem sede de quê? Comida e desejo se juntam na vida diária. Desejo de comida. Necessidade e desejo são situações que se misturam no cotidiano. Os encontros que queremos promover deveriam ser motivados pelo desejo e pela fome de satisfazer nossa vida não pela metade, mas por inteiro, com dignidade.

O texto de Jo 4 nos ilumina neste movimento que promove encontros. Comida e água se misturam no diálogo cotidiano-teológico de Jesus e da mulher. São elementos do cotidiano. Jesus tem sede, mas, ao desenvolver sua fala, articula o seu discurso sobre a água usando uma linguagem metafórica.

A mulher lida com a água a partir de sua experiência prática. Sua linguagem se desenvolve em nível de preocupações diárias concretas. No imaginário da mulher, a água serve para matar a sede. São duas relações diferenciadas com as concepções e construções do simbólico e do imaginário.

Necessidade e desejo aqui se desencontram. Jesus tem sede e a mulher explicita o conflito, a barreira que há entre ambos para a prática da solidariedade. Necessidade e vontade se desencontram no corpo de Jesus. Ele senta para descansar. Está cansado e com sede. Mas a mulher quer falar do conflito, antes de tudo. Seu cansaço e sua sede precisam esperar pela sede de fala da mulher. E Jesus aceita o desafio proposto por ela.

Tudo isso acontece na hora sexta. Não é qualquer momento, nem,qualquer lugar. É a mesma hora em que o condenam à morte em outro momento (João 19,14).

Outro tema que surge da experiência cotidiana desta mulher é a sua vida matrimonial. Das águas, a conversa toma o rumo dos maridos. Quando estabelecem um acordo no diálogo, Jesus muda de assunto de novo. “Vai, chama teu marido e vem cá!” (v. 16). Ela não tem marido atualmente, mas cinco já tivera. Como lidar com este assunto? Ela pode ter sido divorciada. Os maridos podem ter pedido o divórcio, já que isso era possível e provável, se ela fosse estéril. Ou ela pode ser viúva, como foi Tamar, em Gn 38. Enfim, o tema dos cinco maridos é algo que tem preocupado os exegetas, mas, de acordo com o texto, foi algo que não preocupou Jesus, pois ele não deu continuidade ao assunto, e tampouco o levantou desde uma perspectiva moral.

Bem, o assunto veio à tona porque uma relação de proximidade e confiança se estabeleceu entre Jesus e a mulher. E é a partir deste momento, quando a sua vida pessoal é colocada no centro do diálogo, que a mulher toma outra atitude.

A mulher se transforma após este encontro-diálogo. Sua confissão de fé vem a seguir. Ela reconhece Jesus como profeta e como Messias. Diálogos sempre são transformadores. Sempre são motivadores de novas temáticas. Importa que as posturas sejam provocadoras de diálogo, de abertura, de acolhida para que as temáticas que britam a realidade encontrem lugar de reflexão em nossos grupos.

4. Encontros e desencontros

Os desencontros e as situações conflituosas são parte constitutiva de nossas reações. Importa tomá-las em conta, enfrentá-las sem medo, com coragem e disposição.

Os conflitos devem ser encarados num processo pedagógico, como momentos de crise que proporcionam as paradas necessárias para as mudanças. No entanto, sabemos que não somos educadas e educados para enfrentar conflitos. Somos ensinadas e ensinados a harmonizar, a pacificar. Mas, sabemos também que esta pacificação só será efetiva na medida em que situações conflituosas possam ser debatidas abertamente, sem medo de represálias ou exclusões.

Aprendemos deste encontro-diálogo como lidar com os desencontros. Os discípulos querem que Jesus coma e vão buscar comida. Ele, porém, tem sede e quer água. Quando eles voltam, admiram-se, porque ele está falando com uma mulher. E parece que o autor (autores/as) do texto do Evangelho de João também se admira da “inversão de ministérios”. Quem deveria anunciar a Jesus foi à cidade para buscar satisfazer simplesmente as necessidades do próprio corpo e do próprio grupo. E o texto apresenta (e elogia), ao final, esta mulher que gasta tempo com Jesus, dialoga em pé de igualdade com ele e depois, transformada pela relação estabelecida, vai à cidade anunciar o mestre e as coisas que ele havia falado. Ela vai para além dela. Os discípulos não conseguem seguir o mesmo caminho: em espírito e verdade.

Também no diálogo entre a mulher e Jesus, há um desencontro. Parece, contudo, que é preciso haver este desencontro para haver o encontro. A mulher verbaliza esse desencontro e, a partir daí, ele e ela estabelecem uma linguagem comum.

5. Para gerar novos encontros

A narrativa do encontro desenvolve uma liturgia. A memória registrada por escrito pode servir como elemento renovador da espiritualidade. Acontece a acolhida, uma confissão, o louvor, a conversão e o testemunho. A trajetória percorrida neste encontro-diálogo pode nos esquentar o coração, renovar nossas forças e sustentar nossas utopias.

A tradição coloca a evangelização de Samaria nas mãos de Filipe (At 8,5), com a confirmação dos apóstolos (At 8,14-17). Talvez assim possamos entender o que Jesus diz em Jo 4,37: “Um é o que semeia e outro é o que colhe”. Entretanto, mais adiante, na chamada oração sacerdotal,

Jesus retoma o testemunho da mulher samaritana “Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio da sua palavra, vierem a crer em mim” (Jo 17,20). Por meio da palavra da mulher, como lemos em Jo 4,39-42, muitas pessoas acreditaram. Não é por acaso que em 4,38 é usado o verbo apostollein.

É interessante ainda recordar que, no capítulo anterior do mesmo evangelho, Nicodemos também havia estranhado a fala de Jesus (Jo 3,3-5), no diálogo entre ambos. Mas, enquanto, no capítulo 3, a conversa parece ter um corte de forma brusca, o texto de Jo 4 vai mais adiante: Jesus aceita o convite da mulher e de seus compatriotas e fica ali por dois dias (4,40). Exatamente o oposto do que lemos em Jo 1,11: “Veio para o que era seu, mas os seus não o acolheram”.

Uma mulher tem a iniciativa de deixar o cântaro aos pés de Jesus  e ir à cidade, falar de sua experiência. Faz uso da mesma frase que Jesus tinha usado em Jo 1,39. Ele disse para os discípulos, ela para a sua gente, seus conterrâneos: “Vinde e vede!”

https://www.cebi.org.br/produto/biblia-e-educacao-popular-encontros-de-solidariedade-e-dialogo/

Fonte: Texto extraído do Livro Bíblia e Educação Popular: encontros de solidariedade e diálogo. Elaine Neuenfeldt é assessora e ex-diretora nacional CEBI. É pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB e atualmente contribui na Federação Luterana Mundial, em Genebra.

⬅️ Para conhecer o livro, clique na imagem!
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×