Notícias

Atenção! Deus chega a cada momento! 

Leia a reflexão do evangelho sobre Mateus 24,37-44. O comentário pertence a Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino.

Boa leitura!

Situando

Chegamos ao quinto Sermão da Nova Lei. Cada um dos quatro Sermões anteriores iluminou um determinado aspecto do Reino. O primeiro: a justiça do Reino e as condições de entrada (Mt 5 a 7). O segundo: a missão dos cidadãos do Reino (Mt 10). O terceiro: a presença misteriosa do Reino na vida do povo (Mt 13). O quarto: viver o Reino em comunidade (Mt 18). O quinto Sermão trata da vigilância em vista da chegada definitiva do Reino. 

Mateus segue o esquema de Marcos, mas acrescenta algumas parábolas que falam da necessidade da vigilância e do serviço, da solidariedade e do julgamento.

No fim do século I, as comunidades viviam na expectativa da vinda imediata de Jesus. Elas diziam: “Quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar!” E se perguntavam: “Quando Jesus vier, será que vou ser tomada ou vou ser deixada?”  Havia um clima semelhante ao de hoje, em que muitos dizem: “O fim do mundo vai chegar logo!” E se perguntam: “O que fazer para não ser pego de surpresa?” A resposta a estas indagações e preocupações encontramos no Sermão da Vigilância. 

Comentando

Mateus 24,37-41: Como nos dias de Noé – um será tomado, outro será deixado

Quem determina a hora da chegada do fim é Deus. Mas o tempo de Deus não se  mede pelo nosso relógio ou calendário. Para Deus, um dia pode ser igual a mil anos, e mil anos igual a um dia (Sl 90,4; 2Pd 3,8). O tempo de  Deus corre independentemente de nós. Nós não podemos interferir nele, mas devemos estar preparados para o momento em que a hora de Deus se fizer presente dentro do nosso tempo. Pode ser hoje, pode ser daqui a mil anos. O que dá segurança não é saber a hora do fim do mundo, mas sim a Palavra de Jesus presente na vida. O mundo passará, mas a palavra dele jamais passará (cf. Is 40,7-8).

Mateus 24,42-44: Vigilância – Jesus vem numa hora em que a gente menos espera

Deus vem quando a gente menos espera. Pode até acontecer que Ele vem e a gente não percebe a hora da sua chegada. Jesus pede duas coisas: uma vigilância sempre atenta e, ao mesmo tempo, uma entrega tranquila de quem está em paz. Tal atitude é sinal de muita maturidade, em que se misturam preocupação vigilante e tranquilidade serena, e em que se consegue combinar a seriedade do momento com a consciência da relatividade de tudo. 

Alargando

Quando será o fim do mundo?

Quando dizemos “FIM DO MUNDO”, de que mundo estamos falando? O fim do mundo de que Jesus fala é o fim deste mundo, onde reina o poder do mal que esmaga e oprime a vida.

Este mundo de injustiça terá um fim. Ninguém sabe quando nem como será o fim deste mundo (Mt 24,36), pois ninguém pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam (1Cor 2,9). O novo mundo da vida sem morte ultrapassa tudo, como a árvore ultrapassa a sua semente (1Cor 15,35-38). Os primeiros cristãos estavam ansiosos para que este fim chegasse logo (2Ts 2,2). Ficavam olhando para o céu, esperando a chegada de Cristo (At 1,11).

Alguns nem trabalhavam mais (2Ts 3,11). Mas “não compete a vocês conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com a sua própria autoridade” (At 1,7). A única maneira de contribuir para que chegue o fim e “venham da face de Deus os tempos do refrigério” (At 3,20) é dar testemunho do evangelho em todo canto, até os confins da terra (At 1,8). 

Texto partilhado pelos autores.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×