Espiritualidades

A Quarentena: a Quaresma e os Ramos.

Bendito o que vem em nome do Senhor (SI 118.26)
Pegareis em ramos e vos regozijares (Lv 23.40)

No meio da quaresma: a quarentena!

No meio da quaresma uma pandemia, já prevista pelas comunidades científicas, se instalou no mundo reafirmando o que já havia sendo dito por muita gente de bem: É preciso mudar de nosso estilo de vida autodestrutivo, é preciso acabar com a depredação ambiental, com o consumo desenfreado. É preciso cuidar de nós e da nossa Casa Comum.
Uma quaresma de quarentena e isolamento social. Quaresma estranha… com celebrações, abraços e gestos virtuais, de chorar nossos mortos à distância. Quaresma de medos e inquietações.

Nesta quarentena, descobrimos como a vaidade, a inércia e o descontrole das autoridades que só pensam em si e em como manter os lucros do mercado e o poder colocam em risco a vida de toda uma população. Por isso, a quaresma foi também um tempo de reaprender com Jesus de Nazaré lições de humildade, perseverança, fé e persistência. Encontrar nos seus ensinamentos inspiração e coragem para acreditar na nossa capacidade de não fugir, mas ir em frente, de cabeça erguida, para enfrentar o cerne do problema. Nesta quaresma, petições, pronunciamentos e campanhas pressionam as autoridades para que elaborem leis que protejam o povo neste tempo de pandemia e morte.

 

Nesta quarentena, aprendemos a temer por nossas vidas e pelas vidas de tantas pessoas que agonizam nas camas dos hospitais. Aprendemos a temer pela vida de tantos profissionais que se dedicam, sem descanso, a salvar vidas. Aprendemos que acúmulo e egoísmo pode ser a diferença entre morte e vida. Que não adianta acumular máscaras e outros equipamentos em casa se eles vão faltar para quem mais precisa. Descobrimos que, embora estejamos com a sensação de termos um vírus democrático que alcança ricos e pobres, é nas periferias das cidades e junto a populações mais fragilizadas que ele fará o maior número de vítimas. Aprendemos a chorar nossos mortos à distância. Mas o tempo da quaresma também nos ensinou a chorar e deixar-nos consolar como Marta e Maria.
Um tempo de sentir a presença consoladora e fiel de Jesus de Nazaré, que sofre e chora com seu povo, e deixar-se consolar por sua humanidade solidária. Nesta quaresma tecemos redes de solidariedade e de apoio às pessoas mais vulneráveis, renovando a esperança e a utopia de que um outro mundo é possível.

Hoje celebramos o Domingo de Ramos! Cristãos e cristãs em todo mundo, ainda que temerosos e marcados pela pandemia, vão rememorar esta semana decisiva na vida de Jesus de Nazaré. Relembramos como Jesus de Nazaré entrou na cidade, centro da opulência e da corrupção política, econômica e religiosa, montado em jumentinho, despojado de vaidade e de prestígio, para o confronto que o levaria à morte. Entrou na cidade junto com o povo que não mais aguentava a opressão e o jogo de poder e de vaidade das autoridades. A multidão o recebeu com ramos, tapetes e gritou empolgada: “Hosana”, ou seja, “Salva-nos agora!” Um grito por salvação.

 

Hoje colocamos ramos nas portas, janelas ou sacadas de nossas casas. Este é o nosso grito por salvação em frente a ruas e praças vazias: “Hosana!!! Salva-nos agora!”

A semana que inicia é uma oportunidade de aprender a escutar o clamor das pessoas desfavorecidas e enfermas, das que choram seus mortos, das que lutam por sobrevivência. Como a mulher de Betânia, queremos ungir Jesus como nosso Messias sem deixar-nos influenciar pelas críticas dos bajuladores. Nesta semana que se inicia, aprenderemos, com Jesus, a desmascarar os manipuladores da Palavra que conclamam os fiéis a se congregarem nos templos como se somente lá pudessem te adorar. A semana da paixão de Cristo desfaz toda a pomposidade da religião do negócio.

Nesta semana que se inicia, queremos aprender com Jesus de Nazaré uma outra maneira de viver, a trilhar um caminho que não passa pela degradação ambiental, pela corrida desenfreada por lucros nem pela suntuosidade dos templos. Um caminho que reconhece a vida como lugar privilegiado da presença de Deus. Nesta semana, queremos aprender, com o Nazareno, a enfrentar traição, indiferença, dor, sofrimento e morte. Queremos aprender a ser sinais de esperança no Deus da Vida em meio aos sinais de morte. Ainda que a pandemia não nos permita celebrar a Semana Santa junt@s, estaremos unid@s em comunhão com todas as pessoas que acreditam que a infinita misericórdia de Deus continua regando o cotidiano da nossa vida e que confiam em que, em meio à morte, sempre haverá um ramo verde de esperança. Temos a certeza de que o amor de Cristo que nos une é mais forte do que a morte! Amém!

Reverenda Sônia Mota

vice moderadora do Presbitério do Salvador da IPU e diretora Executiva da CESE.
Publicado originalmente em: http://teologandonaserra.blogspot.com/2020/04/a-quarentena-quaresma-e-os-ramos.html?m=1
e acessado em 05.abr.2020.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×