Notícias

Reflexão social: Os clamores do povo

povo-sem-medo-esperanca
Leia a reflexão da semana por Marcelo Barros.

O Brasil está na véspera de eleições para presidente, governador e deputados. O clima está mais polarizado do que nunca. Nas eleições para o poder executivo, quase não se apresentam programas e projetos. Os debates incidem mais sobre histórias pessoais e não em discutir o modelo de sociedade que queremos.

As pesquisas de voto mostram uma divisão radical. As alternativas não parecem ser entre partidos ou candidatos ao mesmo cargo. É como se fosse um plebiscito no qual o povo votará se quer continuar com a Democracia, mesmo imperfeita e a ser reformada, ou se entrega o país a um governo autoritário que propõe a violência armada como solução para os problemas sociais. E como a propaganda é de segurança social, muitos pobres são cooptados sem saber no que estão realmente votando. Grandes meios de comunicação fazem com que as pessoas descontentes com a realidade se comportem como a barata que, ameaçada, se refugia debaixo da bota que a vai esmagar. E até a fé cristã é usada como se Deus fosse de direita e Jesus inspirasse as violências da repressão prometida.

Bispos, padres e pastores têm se pronunciado pouco sobre a situação brasileira. Quando o fazem, as declarações cheiram mais à diplomacia do que à profecia. Nesse contexto, temos de lembrar com saudade que, há 45 anos, em 1973, em plena ditadura militar, em meio à repressão aos movimentos sociais e censura à imprensa, os bispos católicos do Nordeste e do Centro-oeste divulgaram dois documentos importantes. No Nordeste, 13 bispos e cinco superiores religiosos assinaram um documento chamado “Eu ouvi os clamores do meu povo”. No Centro-oeste, os bispos publicaram “A marginalização de um povo: o grito das Igrejas”.

O primeiro documento recebeu seu título de uma palavra da Bíblia, no livro do Êxodo, quando, do meio da sarça ardente, Moisés escuta uma voz que dizia: “Eu sou o Deus de teus pais. Ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3, 7). Ao assumirem como atual essa palavra divina, os bispos analisaram a realidade do Brasil e do Nordeste dos anos 70. Confirmaram que a realidade social do país e da região era de profunda injustiça institucionalizada. O progresso social promovido pelo governo era um “desenvolvimento sem justiça” que só aumentava a escravidão do povo. O documento do Centro-oeste afirmava claramente:

“Devemos vencer o Capitalismo. Esse é o grande mal, o pecado acumulado, a raiz podre, a árvore que produz frutos bem conhecidos, como a pobreza, a fome, as doenças e a morte […]. Para isso é necessário que a propriedade privada dos meios de produção fábricas, terra, comércio, bancos) sejam destronados” (cf. SEDOC 6, 1973-1974).

Atualmente, o Brasil continua a ser um dos países com maior desigualdade social no mundo. A concentração de renda se agravou. As opressões contra os pobres são mais pesadas. O Capitalismo se tornou mais assassino. No entanto, fora o papa Francisco, parece que poucos bispos mantêm a mesma voz profética. É verdade que não estamos mais em época de ditadura. A sociedade civil e os movimentos sociais não precisam mais de profetas que sejam “a voz dos que não têm voz”. Entretanto, se as comunidades eclesiais e seus pastores se alienam tão profundamente da realidade social e política do povo, são as próprias Igrejas que perdem com isso. Esvaziam-se de vitalidade espiritual e credibilidade em relação à missão de testemunhar o reino de Deus, ou seja, o projeto que Deus quer para o mundo.

Nas eleições, tanto presidenciais como estaduais que teremos na próxima semana, é bom saber: além dos candidatos e candidatas que se submetem ao julgamento do voto, de certa forma é o próprio Deus que está em questão. Se alguém diz ter fé em Deus e vota em candidato que propõe a violência e o ódio como solução para os problemas sociais é porque crê em um Deus cruel e injusto. Quem vota em candidatos comprometidos com as causas dos mais pobres testemunha um Deus Amor que, na Bíblia libertou o povo antigo da escravidão dos faraós e ao qual Jesus chamou de Paizinho. Como disse Jesus aos discípulos, precisamos ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13- 16).

Partilhado pela assessoria do autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×