CEBI em destaque

Em Brasília, CEBI discute novos rumos para a atuação nacional

De 17 a 19 de agosto de 2018, realizou-se no Centro Estigmatino de Pastoral, Brasília/DF, a Assembleia Nacional Extraordinária do Centro de Estudos Bíblicos.

Participaram 46 pessoas entre os/as associados/as, direção e conselho nacional, delegados/as dos estados e membros da secretaria nacional. Destacamos a presença de Fátima Nascimento, assessora do Escritório Ligação e Organização (ELO), que está assessorando o CEBI neste processo de restruturação.

Tema: Permaneçamos no amor!

Às 20 horas do dia 17 de agosto de 2018, após a apresentação de todos/as e acolhida, Rafael Rodrigues da Silva pela Direção Nacional acolheu a todos/as e indicou o direcionamento da nossa assembleia, propondo uma reflexão organizada em três dimensões, três direcionamentos e três perspectivas para a caminhada do CEBI, conforme segue:

Dimensões: leitura a serviço da vida; permanece no amor; olhar o CEBI enquanto identidade

Direcionamentos: colegialidade – poder partilhado; não ter receio de avaliar, corrigir, rever; partir do que for encaminhado pelo Conselho Nacional para os estados.

Perspectivas: construir juntos; cuidado fraterno; “Varrer a casa” em  busca de não perder (a moeda perdida) o mais importante: leitura da Palavra a serviço aos empobrecidos.

Em seguida todos/as foram convidados para um Momento de oração. Neste momento o grupo foi convidado a apresentar as palavras que traduzem “Qual amor trouxeram para partilhar?”. Cada estado foi colocando seu amor no cenário montado através das seguintes palavras:

  • Bíblia
  • Batalha/Resistência/ Luta/ Força dos pequenos/Persistência/ Coragem/ Perseverança
  • Solidariedade/Esperança/Circularidade/ Participação/ Partilha/ União
  • Confiança/Fidelidade/ Transparência
  • Escuta/ Gratuidade/ Disponibilidade/ Paciência/ Tolerância
  • Criatividade/ Excentricidade
  • Vida/ Amor/ Cuidado

Com as palavras da 1ª Carta de João 4,7-9ª, encerramos as atividades da noite:

“amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor…”

No sábado, logo após a celebração de abertura e dos cantos, foi feita ao grupo a pergunta: Qual sua maior alegria ao conhecer o CEBI? Este foi um momento de partilha e troca de experiências. Pela diversidade das pessoas presentes, esse momento se tornou ainda mais prazeroso e fortaleceu o grupo para as reuniões do dia.

Após cada partilha o grupo exaltava: Eu vi o Senhor!

Frei Carlos Mesters esteve presente durante toda a assembleia, e neste momento, lembrou o nome de algumas pessoas do início do CEBI, como Eliseu, Vera, Jether Ramalho, Milton Schwantes, Clotilde e Josefina.

Diagnóstico

A direção do CEBI retomou algumas informações sobre o diagnóstico enviado previamente aos participantes da assembleia. Os grupos pré-organizados pela coordenação debateram as seguintes questões:

  1. Como sentimos esse momento do CEBI?
  2. Quais as dúvidas ainda temos?
  3. Quais complementações gostaríamos de fazer?

Após as apresentações dos grupos foi feita uma plenária para esclarecimentos.

No fim da manhã de sábado, os/as presentes foram saudados/as com a presença do bispo Maurício da IEAB, que veio dar as boas vindas a todas e todos, além de agradecer os vários anos de caminhada e parceria.

 Reflexão com a primeira Carta de João

Na parte da tarde, a assembleia foi motivada para um momento de reflexão, conduzido por Mercedes de Budallez e Helivete Ribeiro sobre o tema da assembleia.  A Carta de João nos leva a refletir sobre a Profecia, ou melhor, a falsa profecia. O perigo dos falsos profetas (cap. 4) que podem iludir a comunidade com mentiras e o direcionamento errado, com subdivisões na comunidade.

“Deus é amor. No amor não há medo. O perfeito amor lança para fora o medo” (4,18).

A partir do que foi trazido nesse primeiro bloco de perguntas e da reflexão bíblica novamente os grupos se reuniram para elaborar propostas para:

  1. Que CEBI queremos construir?
  2. A estrutura do CEBI
  3. O equilíbrio orçamentário do CEBI

Ao final deste segundo dia, a coordenação reuniu-se para compilar tudo o que foi trazido pelos grupos e apresentar no dia seguinte a devolutiva.

No dia 19, domingo, após rápida celebração de abertura, passou-se à discussão e encaminhamentos das propostas de mudança, inspirados/as nos desejos apresentados pelos grupos sobre o CEBI que queremos:

 CEBI a serviço da vida. Devolver a palavra ao povo empobrecido; mais a serviço da base, dos estados e enxuto; mais colegiado e a serviço da Palavra e da Vida; que incentive publicações nos estados, estimulando formação de grupos; mais colegiado, transparente; do povo e para o povo, na linguagem do povo; com estrutura leve e funcional; onde circule os bens, o poder e o saber; que continue e aprofunde a leitura comunitária, militante, ecumênica e transformadora da Bíblia; ator social e político, se posicionando profeticamente, com presença e animação nas lutas libertárias.

A assembléia deliberou que:

  • O Conselho Nacional fará estudos sobre a sede do CEBI em São Leopoldo: uso do espaço, com possibilidade de retorno financeiro até que se efetive a venda do local.Extinção das Secretarias de Articulação e Intercâmbio, Secretaria de Formação, de Publicações e de Administração. As atribuições destas são de responsabilidade do Conselho Nacional do CEBI;
  • O Conselho Nacional do CEBI, conforme Estatuto é o responsável pela condução de todas as atividade do CEBI. Dessa forma, deliberamos extinguir as Secretarias e proceder a uma análise sobre quais serviços serão necessários e avaliar o tipo de contratação;
  • Para a área de Publicações, além de um Conselho Editorial, constituição de um Conselho Pré-Editorial, com a presença de um profissional técnico para avaliar e planejar; elaboração de uma política de publicações.

 

Rifa Nacional

No final da assembleia foi realizado o sorteio da Ação Entre Amigos cujos prêmios eram:

1° – Uma assinatura do Por Trás da Palavra e R$ 2.500,00;

2° – Uma assinatura do Por Trás da Palavra e R$ 500,00.

As pessoas sorteadas foram MARIA RIBEIRO, de Alagoas, com o primeiro prêmio; JOÃO ROCHA, de Santa Catarina, com o segundo prêmio.

A arrecadação final foi de 67 mil 330 reais, de um total de 28 440 números vendidos.

O sorteio foi divulgado ao vivo na página do CEBI no Facebook.

A assembleia contou ainda com a presença de Norbert Bolte, representante de ADVENIAT no encerramento de domingo. O espírito de cooperação e partilha, e o sentimento de pertencimento ao CEBI permeou a assembleia do início ao fim. Ficamos agradecidos pela presença de todos e todas, pela colaboração e atuação dos estados na venda das rifas, e pela dedicação em enfrentarmos juntos/as a situação atual da nossa organização.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×