Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

MAC-CEBI: 6º módulo do Curso de Educação Popular

MAC-CEBI: 6º módulo do Curso de Educação Popular
10 de setembro de 2018 CEBI Comunicação
No dia 25 de agosto de 2018 encerrou-se o Curso de Educação Popular e Metodologia do Trabalho com Adolescentes e Crianças, em Goiânia-GO. Foram 6 módulos mensais, de fevereiro a agosto, excetuando julho.

O encontro de agosto teve como temática “A Pedagogia do Lúdico Revolucionário e Conexão do Agir Local: Redes de Estratégias e Lutas de intervenções nas Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes”.
As cursistas afirmaram que o método de trabalho vivenciado nessa caminhada “contribuiu para com o protagonismo das crianças na vida concreta, além de oferecer espaço para se construir uma consciência crítica de direitos”.

Márcia e Ana Lúcia, de Caçu, partilham que o método de trabalho conjunto, o ouvir, o partilhar as experiências umas das outras e trabalhar com músicas e brincadeiras, junto com o conteúdo programático, foi muito gratificante. Relatam ainda que o curso contribuiu para uma maior aproximação das crianças, no sentido de ouvi-las, permitirem que exponham as suas ideias, tomem decisões, conversem sobre a realidade em que vivem e busquem uma transformação para a mesma.

No decorrer dos encontros, foi possível perceber que algumas cursistas fizeram experiências de inserção na realidade das crianças/adolescentes, escutando seus anseios, desejos, dores e capacidades. Entre as experiências de inserção, grupo natural (crianças que brincam nas ruas) e grupo com crianças que apresentam deficiência física e cognitiva.

O módulo de agosto contou com a participação de 54 pessoas, sendo 50 mulheres e 4 homens. Deste total, 5 jovens. O curso foi realizado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), a Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho (CNS-CSA), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Centro Cultural Caravídeo.

Partilha da Equipe Coordenadora – Goiânia, 03 de setembro de 2018.