CEBI em destaque

Palavra da Direção: Pela Memória de Frei Tito de Alencar

A memória é uma reconstrução criativa e a lembrança acontece na medida em que o indivíduo se coloca desde o ponto de vista do outro. A interação entre memória individual e memória coletiva se assenta na história vivida que se perpetua ou se renova através do tempo e do espaço.

Sabemos que o esquecimento pode ser visto como um dos mecanismos utilizados pelas culturas hegemônicas e colonizadoras para apagar a memória coletiva certos elementos da tradição que estão presentes na memória coletiva.

É a imposição de um a espécie de esquecimento obrigatório, no entanto, esquecimento e memória devem ser vistos como instrumentos de ação, onde os fatos selecionados pelos indivíduos e/ou comunidade e o esquecimento demarcam a originalidade do que é narrado e testemunhado. Entendemos a memória como a capacidade de reter fatos e experiências do passado e retransmiti-los às novas gerações.

Nesta perspectiva o caminhar das comunidades cristãs tem no compromisso de vida e de construção do Reino assumido por Frei Tito de Alencar um importante testemunho. O combate às práticas que violentam e dilaceram vidas encontram na vida e firmeza de Frei Tito e de muitos irmãos e irmãs a viver plenamente o amor entrega pela vida (ágape).

Vidas pelo Reino!

Nós do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) queremos juntar as nossas vozes aos anseios e à proposta das Comunidades, Movimentos e Pastorais de manter viva a memória de Frei Tito de Alencar.

A sua luta e entrega pela vida não pode ser esquecida. Que não esqueçamos sua profecia e compromisso. A memória cultural aí assentada nos provoca a manter viva a chama do Evangelho encarnado na vida e de uma eclesialidade comprometida nas transformações e defesa dos pobres.

Pela Casa e Memorial Frei Tito de Alencar para que o seu compromisso de vida esteja presente em nossas lutas e caminhada pela construção de um mundo melhor.

Nota pela Direção Nacional do CEBI.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×