CEBI em destaque

CEBI-PE: Primeira turma de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis completa sua formação

Encerramento da primeira turma de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis, da Escola de Formação Pe. Antônio Henrique, da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Na tarde do dia 04 de agosto de 2018, no Auditório da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife, os/as cursistas do 1º Módulo da Escola de Formação Pe. Antônio Henrique: Bíblia e Hermenêuticas Juvenis, receberam o certificado de conclusão do curso.

Foi um momento de muita alegria e satisfação para os que concluíram o curso, para a equipe pedagógica e parceiros do módulo e para a Comissão Arquidiocesana das Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife, que realizou o sonho de um espaço de formação para os jovens, sonho esse que vem sendo projetado e idealizado desde 2013, com a fundação da Casa da Juventude Pe. Antônio Henrique.
Iniciamos o módulo com 27 cursistas. Destes, 15 concluíram o curso com a entrega dos trabalhos e com aproveitamento, mínimo, de 75% dos encontros.

Esse primeiro módulo “Bíblia e Hermenêuticas Juvenis” teve duração de 67 horas, divididos em 05 encontros que trazem temas relacionados à vivência a partir da realidade e caminhada das juventudes: 1. Introdução e Leitura Orante da Bíblia, 2. Evangelho de São Marcos: Saúde e Violência, 3. Evangelho de São Lucas: Relações de Gênero e Ambientais, 4. Evangelho de São Mateus: Conflitos Raciais e 5. Evangelho de São João: Fundamentalismo e Diálogo Inter-religioso.

Contamos como apoio da Pastoral Juvenil da CNBB NE2 e a Arquidiocese de Olinda e Recife e como equipe pedagógica, parcerias como o CEBI, na presença de José Josélio da Silva; Paulinas, com a Ir. Mery Elizabeth; CAP Animação Bíblica, com Adelson Sobral, e, a CAP Juventude fortemente representada pelo Presidente Pe. Antônio Gomes, com o apoio de Jeniffer Oliveira, secretária da comissão.

Os materiais utilizados para estudos e pesquisas dos/as cursistas foram disponibilizados pelo CEBI Virtual, e a equipe pedagógica aplicava sua metodologia para direcionar reflexões e conhecimentos nos encontros presenciais, que ocorreram mensalmente de fevereiro a junho de 2018.

A experiência foi enriquecedora para todos/as os/as participantes e contribuirá na caminhada do trabalho pastoral com as juventudes na construção da civilização do amor.

Para o jovem Phagner Ramos o curso significou possibilidades de pensar sobre os temas atuais de nossas juventudes, sobre os temas atuais de nosso mundo, revisitando as leituras e reencontrando uma forma de olhar Deus na construção de pontes com o mundo. Acredito que em um mundo polarizado em que estamos, com tantos discursos de ódio, foi maravilhoso poder encontrar um Deus de amor e poder reencontrar toda a graça da construção de diálogo religioso, racial e de gênero, dentro da Igreja.

Para o jovem Filipe Xavier o curso, com todas as suas temáticas, foi uma grande reafirmação de todas as minhas crenças enquanto igreja, enquanto cristão. Esse curso fortaleceu muito aquilo que eu já tinha e que estou vivenciando em minha caminhada de fé. Foi uma grande partilha de experiências, tanto para nós, que recebemos a formação, como, também, para os formadores. É muito freiriano esta troca de experiências. Eu acredito que hoje, nesta conclusão do curso, tanto a gente que participou, quantos os assessores, saem formados, pois a contração foi coletivas e seu frutos serão coletivos para nossa vidas pastoral e para esse diálogo entre fé e vida.

Por fim, a Escola de Formação das Juventudes Pe. Antônio Henrique segue firme para o seu segundo módulo: Juventude e Magistério que acontecerá em 03 encontros com duração de 33 horas: 1. Sinodo 2018: Jovens, Fé e Discernimento Vocacional; 2. Sim a Civilização do Amor; 3. Youcat, Documento 85: Evangelização da Juventude, Estudo 103: Pastoral Juvenil no Brasil e Plano de Evangelização das Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Para nós, do CEBI Pernambuco, foi uma grande satisfação poder colaborar com este sonho que se sonha juntos e que se realiza com um material riquíssimo pensado com os jovens, que é o Hermenêuticas Juvenis, do CEBI Virtual.

Por outro lado, é mais um trabalho realizado em parcerias que vem sendo costuradas de longas datas. É fincar o pé no chão e pisar o solo sagrado da Arquidiocese de Olinda e Recife, juntamente com seu Bispo Dom Antônio Fernando Saburido; com a equipe da CAP Juventudes e com o jovens das diversas expressões juvenis.

Texto e fotos partilhadas por José Josélio da Silva e Jeniffer Oliveiras.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×