Notícias

O que me move é o amor

por Frei Sérgio Antônio Görgen*

Aos dezoito dias do mês de junho de 2018 a história me proporcionou realizar uma visita fraterna, de caráter espiritual e religioso, ao Presidente Lula, encarcerado injustamente na Polícia Federal de Curitiba. Foram sessenta minutos de uma conversa espontânea e muito rica. Falamos de muito e quase tudo e não tivemos tempo de falar de futebol, não que o tema não nos provoque atração.

A minha primeira impressão é que Lula sobrevive, e bem, com astral alto, numa pequena sala, com uma cama simples, um criado mudo pequeno, uma mesa cheia de livros e papéis que lê, anota e escreve, duas garrafas térmicas pequenas – uma com café outra com água – algumas bolachas, uma TV, um pequeno rádio, um armário e uma esteira para exercícios físicos.

Nossa prosa foi solta e desorganizada, uma conversa de amigos, falamos de tudo. Falei-lhe muito sobre o carinho das pessoas, em especial de crianças e jovens, por ele. Aí fez um ar sério e disse estar fazendo um grande esforço para não alimentar nenhum tipo de ódio, apesar da injustiça que está sofrendo.

“O ódio destrói quem odeia, Presidente”, disse-lhe.

Então expressou que é o amor pelo povo brasileiro o que de fato o move e lhe dá forças para enfrentar e suportar o que está passando, que sofre com o desemprego, com a destruição da indústria nacional, com a volta da fome. E aí me relatou que encarava o tempo de prisão como um tempo de “provação”.

Quando falou da Petrobras, demonstrou grande preocupação. Comentou que o povo precisa reagir, “senão, vão destruir tudo”. E entre tantos comentários, expressou esta pérola de síntese, que expressa ao mesmo tempo uma visão estratégica e uma sensibilidade popular, ao me afirmar que a Petrobras foi criada para vender gás barato ao povo brasileiro e ser um instrumento de geração de emprego e desenvolvimento nacional e não para encher de dinheiro as contas bancárias dos investidores norte americanos.

Entreguei-lhe muitos “recuerdos” de muita gente, crianças, poetas, cantores, amigos. Símbolos religiosos e livros. Bíblia, um livro de poemas do grande Adão Pretto, imagem de Aparecida sem o manto e a coroa como saiu das águas do Parnaíba na rede dos pescadores, a cruz missioneira dos sete povos guaranis e um escapulário, que na religiosidade popular católica, protege o espírito e o corpo de qualquer mal.

Pediu-me um pen drive com músicas de canto gregoriano, que fiquei de providenciar. Colocou o escapulário no pescoço, disse ser um homem de fé, demonstrou incrível confiança de que vai sair daquela masmorra e vai se unir e liderar nosso povo para uma nova era de esperança, dignidade, emprego, reforma agrária e dignidade.

Rezamos o Pai Nosso de mãos dadas, nos abraçamos e fui saindo encharcado de força e profundamente convencido de ter me encontrado com um homem verdadeiramente preparado para empreender e liderar grandes transformações em favor das grandes maiorias empobrecidas do nosso povo.

Um líder forte e provado na dor, na perseguição, na injustiça, mas que não se acovardou, não se afastou de seu povo nem traiu seus sonhos e esperanças.

Texto de autoria do Frei Franciscano, militante do MPA, Sérgio Antônio Görgen. Publicado por Sul21, 20/06/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×