Notícias

Notícias falsas: Afinal, Papa Francisco mandou ou não o terço a Lula?

Na última terça-feira, 12 de junho, a informação de que o Papa Francisco havia enviado um terço abençoado ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba, gerou confusão no mundo católico.

Pessoas que se identificam com a ala mais conservadora do Vaticano, reforçavam a ideia de que a pessoa enviada pelo Papa Francisco não estava agindo em nome do pontífice, e até mesmo um site de notícias sobre o Vaticano, Vaticans News, reforçou a ideia de que o apoio do Papa a Lula, era falso. A informação também foi divulgada por portais de notícias brasileiros que depois tiveram que divulgar erratas pela apuração equivocada do assunto.

Mas, afinal, o que aconteceu?

“O Papa Francisco enviou um assessor especial para entregar rosários a pessoas presas, entre elas o ex-presidente Lula”, explicou o jornal Correio da Cidadania.

“Essa é a verdade, portanto: o Papa Francisco esteve com seu assessor Juan Grabois e entregou a ele rosários bentos para que entregasse a pessoas que determinou. Por isso o site Vatican News teve que apagar as notas anteriores, eivadas de mentiras que a mídia publicou e não retificou.”

Entenda o caso das notícias falsas

via Correio da Cidadania*

O Papa Francisco enviou um assessor especial para entregar rosários a pessoas presas, entre elas o ex-presidente Lula. Devido ao fato de a comunidade católica no Brasil ser gigantesca, uma rede de difamação se organizou em conluio com um setor conservador do Vaticano para desmentir o assessor do papa que agiu em seu nome e que, agora, explica tudo em carta após site fake do Vaticano apagar duas notas FALSAS.

Antes de mais nada, vale esclarecer que o advogado argentino Juan Grabois é assessor especial do Papa Francisco. A informação está sendo confirmada até pela mídia que tentou distorcer o fato de que tal assessor foi enviado pelo Papa para levar conforto a Lula.

Primeiro, a mídia caiu furiosamente em cima do PT esgrimindo informação veiculada em um site chamado Vatican News, que nada tem que ver com a imprensa oficial do Vaticano, o L’Osservatore Romano.

No tal site Vatican News saiu na última terça-feira uma nota desmentindo que o Papa Francisco houvesse enviado o rosário a Lula. Poucas horas após a divulgação da mentira, a nota foi apagada. Uma segunda nota foi enviada, mas também foi apagada porque não continua a informação correta.

Foi necessária uma terceira nota que reconheceu cabalmente que a mídia reproduziu uma nota mentirosa de um site que não é o órgão oficial do Vaticano, o tal “Vatican News”. Diz a nota:

“Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros”

Em seguida, o jornal O Globo, entre outros, reconheceu que o advogado argentino que levou o Rosário enviado pelo Papa a Lula, Juan Grabois, é, sim, consultor direto do Papa Francisco.

Por fim, para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, o consultor oficial do Papa divulgou uma carta na qual esclarece o que aconteceu.

No texto, Grabois diz que o site Vatican News não é o órgão de imprensa oficial do Vaticano, apesar de ser ligado a funcionários do mesmo Vaticano.

O Papa Libertário e as controvérsias do Vaticano

No Brasil, dois eventos recentes envolvendo o Papa ou representantes dele causaram controvérsia, pela forma como foram noticiados pelo Vaticano: o telefonema de Bergoglio à família da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro; e a tentativa de visita de um assessor e amigo próximo de Francisco, o advogado argentino Juan Grabois, ao ex-presidente Lula.

Nos dois casos, o noticiário oficial do Vaticano parece ter tentado despolitizar ou diminuir as ações de Francisco ou de seus representantes”

Como se vê, o tal Vatican News é useiro e vezeiro em negar ações do papa. O site publicou matéria que dizia sobre a informação de que o Papa ligou para a família da vereadora assassinada Marielle Franco que “os telefonemas do Santo Padre são privados. A Sala de Imprensa [o tal Vatican News”] não confirma, nem desmente” que Francisco fez a ligação.

Porém, a grande imprensa noticiou fartamente a ligação do Papa para a família da vereadora assassinada. A BBC Brasil, por exemplo. O primeiro parágrafo da matéria diz o seguinte:

“O telefone tocou, Marinete da Silva atendeu e começou um bafafá danado, com a mãe de Marielle Franco e a família tentando entender o que estava acontecendo, “se era o papa ou não era o papa”, relata a irmã da vereadora, Anielle Silva.

E de fato era o próprio papa Francisco, que ligou para o celular de Marinete para prestar solidariedade à família pelo brutal assassinato de Marielle.

Com informações do site Correio da Cidadania, 13/06/2018. Título original: Mídia mente; Papa enviou, sim, rosário a Lula. Editado por Centro de Estudos Bíblicos.

Fotos de capa: Lula por REUTERS/Nacho Doce.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×