CEBI em destaque

CEBI-TO: Encontro para celebrar a SOUC 2018

por CEBI-TO*

Núcleo do CEBI Tocantins de Porto Nacional realiza encontro para celebrar unidade entre cristãos e cristãs.

O CEBI em Porto Nacional, Tocantins, celebrou no dia 19 de maio de 2018, na chácara das irmãs dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, um momento de reflexão e oração sobre a unidade dos cristãos. Inspirados/as na campanha promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), promove a unidade entre os cristãos e cristãs do mundo todo. CONIC, CEBI, CENEC e outras organizações, também estão em comunhão com as igrejas cristãs.

Inspirados na oração de Jesus em Jo 17:21: “que eles sejam um, assim como nós”. E, no texto em Êxodo “a mão de Deus nos une e nos liberta”, ex.15:1-21.

O cartaz comemorativo da semana foi repassado de pessoa a pessoa cada uma expressando algum comentário do que esse desenho representa. A Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece no período de Pentecostes que é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

Na carta, das Igrejas-membro, sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã, são destacados dois temas para esta semana:

  • Sobre o trabalho escravo e sobre os/as refugiados/as: “… as igrejas assumiram que, tanto no Caribe quanto na América Latina, a Bíblia foi instrumentalizada pelo colonialismo que subjugou as populações originárias destas regiões para justificar a escravidão. É uma história que não pode ser negada. Ela precisa ser revista e reconhecida para que seja superada.”

Em Porto Nacional, o CEBI está representado por irmãs da igreja católica, especificamente das irmãs Dominicanas de Monteils; da igreja Presbiteriana independente, irmãos da igreja Batista; da igreja Adventista e do Centro Espírita “caminho de Jesus” de Porto Nacional TO. Juntos oraram e comentaram os materias produzidos pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), de Santa Catarina.

Análise de conjuntura

Foi um momento muito rico e espiritualmente desafiador diante da crise sobre o trabalho escravo, dos refugiados e a situação de retrocessos que o Brasil está vivendo contra os trabalhadores/as nesta conjuntura atual.

Constatou-se que, nos anos de colonialismo e escravidão, a ação missionária, com poucas exceções, muitas vezes justificava e reforçava a triste e desumana realidade da escravidão.
Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 nos convidou para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade.

A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Cânticos foram entoados, leituras de salmos e leituras bíblicas, além de uma breve reflexão pelo Pastor Ricardo Mora da IPIB sobre o texto, e comentários de incentivo na busca da unidade das igrejas e grupos cristãos. Que juntos e juntas possamos construir uma sociedade justa e solidária com os emigrantes e trabalhadores.

Texto e fotos partilhados por Irmã Danize Mata e Pr. Ricardo Mora.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×