Notícias

Jesus sobrepõe às leis o direito à vida

Pão da Vida [Carlos Mesters
Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 03 de junho. O texto fala sobre Marcos 2,23–3,6, e a reflexão pertence a Ildo Bohn Gass.

Boa leitura!

Como são duas narrativas, vamos por partes.
Jesus sobrepõe às leis o direito ao pão de cada dia.

“Nunca lestes o que fizeram Davi e seus companheiros quando necessitavam e tiveram fome?” (Mc 2,25)

Podemos encontrar o relato sobre as espigas arrancadas pelos discípulos de Jesus em dia de sábado tanto em Marcos 2,23-28 como em Mateus 12,1-8 e Lucas 6,1-5.

Nos vv. 25-26, Jesus lembra o motivo que levou Davi a pegar os pães reservados aos sacerdotes: a fome. Sua fome lhe dá o direito de fazer o que fez. Além disso, Jesus recorda que Davi também deu pão aos que estavam com ele. Com isso, quer destacar que o pão é “nosso”, não somente meu ou teu. Quer dar ênfase à partilha e à solidariedade promovidas por Davi. Isso revela sua compreensão coletiva quanto à natureza do pão. O pão não pode matar a fome de uma ou outra pessoa, mas de todo povo (Marcos 6,41-42). A proposta de Jesus é pão repartido, é pão para todos.

Num livro dos judeus da época de Jesus, chamado Mishná, havia 39 prescrições a respeito do que não se podia fazer no sábado. “As principais atividades são quarenta menos uma: arar, semear, colher, fazer feixes, debulhar, joeirar, catar grãos, moer, peneirar, amassar e assar pão, construir, demolir, apagar o fogo de um incêndio, atear fogo, bater com o martelo e levar uma coisa do lugar onde está para outro” (Mishná, tratado Sabbat VII,2).

De um lado, na ótica dos fariseus, como era proibido arrancar espigas e debulhá-las no dia de sábado, a transgressão dos discípulos foi uma questão religiosa. De outro, o delito também é de ordem econômica, uma vez que os discípulos violaram a propriedade privada ao entrarem naquelas plantações. O argumento de Jesus sugere que a questão econômica é que estava mais em jogo do que a questão puramente religiosa. Jesus não diz que Davi podia pegar aqueles pães, exceto no sábado. Ele diz que Davi não podia pegá-los, sob hipótese alguma, pois eram somente dos sacerdotes.

Em Deuteronômio 23,25, há uma antiga lei que autoriza uma pessoa que está com fome a entrar numa plantação do próximo e colher espigas. Porém, desautoriza sair carregando espigas. Pelas críticas que os profetas e mesmo Jesus fazem aos israelitas, sabemos que estes não estavam muito propensos a cumprir as leis que protegiam as pessoas mais frágeis da sociedade, como as viúvas e os órfãos.

Jesus sobrepõe à lei do sábado o direito à vida plena
“É lícito, no sábado, fazer bem ou fazer mal?
Salvar a vida ou matar?” (Marcos 6,4)

Na mesma perspectiva vai a narrativa da cura do homem com deficiência (Marcos 3,1-6) e que também podemos encontrar em Mateus 12,9-14 e Lucas 6,6-11.

Mais uma vez, está em questão a observância da lei do sábado. Para Jesus, porém, a função da lei é estar a serviço da vida das pessoas. O foco não é a observância da lei, mas o cuidado da vida e a prática da misericórdia com a ajuda da lei (Marcos 2,27; Mateus 12,7).

Por isso, a cura do homem de mão atrofiada é o que interessa a Jesus. Para ele, o resgate da integridade dos corpos das pessoas é parte essencial do projeto de Deus. Jesus não está preocupado com as leis que impedem a prática da misericórdia em qualquer dia, inclusive no sábado. Apesar delas, Jesus chama o homem de mão atrofiada, por isso, discriminado em seu tempo, para colocar-se ao lado da Torá, isto é, da Lei contida no Pentateuco, e que ocupava o centro da sinagoga. Imagine a reação das “pessoas de bem” ali presentes.

Não é por acaso que dois grupos dessas “pessoas de bem” reagem. Eles já estavam ali na sinagoga à espreita de um descumprimento da lei por Jesus (Marcos 3,2). O objetivo era acusá-lo, desacreditá-lo diante do povo, instaurar um processo para impedimento de sua missão e condená-lo à morte (Marcos 3,6).

Quem eram esses dois grupos. Um, o grupo político que dominava na Galileia, era formado pelos herodianos, isto é, Herodes e seus partidários (Marcos 3,6). Atrás deles, havia interesses do poder econômico e político internacional. É que Herodes governava na Galileia nomeado rei pelos romanos. Estes o consideravam “rei aliado e amigo do povo romano”. Era, portanto, um poder dependente do império.

O outro grupo era formado pelos fariseus. Estes representam um movimento religioso dentro do judaísmo da época. Uma de suas preocupações era o rigoroso cumprimento da lei. Estavam, portanto, preocupados em procurar em Jesus um desrespeito da lei, uma falha moral. Veja que o moralismo de hoje já vem de longe.

Portanto, grupos manipulados e a serviço de interesses estrangeiros se unem a setores moralistas presentes naquela sinagoga para derrubar Jesus e seu grupo. É que seu projeto era uma ameaça aos interesses das elites da época. Sua boa nova animava a esperança de quem vivia na pobreza, na doença, na exclusão. Para as elites, nem ontem nem hoje, o povo pode ter esperança por vida digna. Mas foi justamente para isso que Jesus foi fiel ao povo até o fim, isto é, para que todas as pessoas “tenham vida e vida em abundância” (João 10,10). Há alguma semelhança com o que vemos no país em nossos tempos?
Diante disso, algumas conclusões

  1.  Para os fariseus, era mais importante observar as leis do sábado. No entanto, para Jesus, eram mais importantes a fome e as necessidades vitais das pessoas. Para ele, nenhuma lei pode impedir o direito fundamental à alimentação, ao que é necessário à vida, ao pão “de cada dia”. A necessidade de suprir a fome cotidianamente é prioridade número um para Jesus e está acima de qualquer lei. Toda lei, por mais religiosa que possa parecer, quando tem em vista impedir o acesso dos pobres ao pão, é desumana e contra a vontade de Deus. Portanto, não requer seu cumprimento nem a submissão obediente a ela. É a mesma perspectiva dos apóstolos quando disseram aos membros do sinédrio que “é preciso obedecer antes a Deus que aos homens” (Atos 5,29).
  2. Para Jesus, a economia (a barriga e a fome, o corpo e o alimento) adquire uma dimensão teológica densa. Por sua vez, a teologia assume significado econômico nas necessidades fundamentais da vida de cada pessoa. A economia é profundamente religiosa aos olhos de Jesus. E tudo que mata a fome é sagrado. Não é por acaso que os autores do livro de Rute chegam a dizer “que Deus tinha visitado seu povo dando-lhe pão” (Rute 1,6). Na mesma linha, Mahatma Ghandi dizia que, para um faminto, Deus não pode apresentar-se em outra figura senão a do pão. Também não é por acaso que Jesus, em sua oração, colocasse o pedido pelo “pão nosso” no centro, no coração dessa síntese de seu evangelho (Mateus 6,9-13). Portanto, Jesus desloca o peso que os fariseus punham no cumprimento da lei do sábado para a questão da fome, do estômago vazio. Aqui, convém lembrar que, ao Jesus propor os critérios básicos para seguir seu projeto de vida, a primeira atitude, entre outras, é “eu estive com fome e me destes de comer” (Mateus 25,35). Para Jesus, o direito à comida é o primeiro direito humano de toda pessoa.
  3. Por um lado, nenhuma lei pode ser absolutizada, tornar-se tirana, mas precisa levar em conta a vida concreta das pessoas, das mais fracas e menos protegidas. Por outro, nenhuma lei pode ser universalizada, aplicada de igual forma para todas as pessoas. É possível ter uma lei igual para todas as pessoas se nem todas têm igualdade de condições? Como é aplicada a lei em nosso país nos dias atuais? Para proteger quem? Em detrimento de quem?
  4. Jesus deixa claro que a função da lei é trazer benefícios para as pessoas, superando a fome (Marcos 2,23-28) e as deficiências (Marcos 3,1-6). É servir ao invés de resultar em prejuízos. Várias vezes, Jesus viola as leis referentes ao sábado diante de situações de fome e de doença (Marcos 2,23-28; 3,1-6; Lucas 14,1-6; 13,10-17; João 5,1-18; 9,1-12). Com isso, deixa claro que as leis são relativas e, ao mesmo tempo, são antievangélicas quando implicam em dano para as pessoas. “De modo que o filho humano é senhor também do sábado” (Marcos 2,28). Por isso, Jesus e todos os filhos da humanidade somos os senhores do sábado, enquanto este deve estar a serviço de todo ser humano.
  5. Como vimos acima, a prática de Jesus em favor da justiça e do direito das pessoas de superar a fome e ter um atendimento digno à saúde levou a conflitos. Os grupos moralistas da época (fariseus) e quem viu seus privilégios sociais, políticos e econômicos ameaçados (herodianos) logo reagiram e buscaram um forma de eliminar Jesus da vida pública. Por isso, precisamos hoje ter bem presente que engajar-se nas lutas por um país melhor, por um mundo melhor, também gera críticas e perseguição. Não somente por parte das elites de hoje, mas também de todas as pessoas possessas pela manipulação da mídia. E, quanto a essas últimas, temos uma missão importante: amorosamente, ajudá-las a ser livres, a tomar consciência de que não podem ser fantoches a serviço dos interesses de quem os oprime. Tarefa difícil, mas necessária. Jesus disse que “se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim” (João 15,18).

E disse ainda: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Felizes sois vós, quando vos insultarem, perseguirem e, mentido, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. A assim também perseguiram aos profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,10-12).

Texto partilhado pelo autor, Ildo Bohn Gass. Ildo é biblista popular e assessor do CEBI.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×