Bíblia

Comentário do Evangelho: Festa da Santísssima Trindade

Esta reflexão do evangelho é referente à passagem de Jo 16, 12-15, e o texto é de Tomaz Hughes, padre irlandês que trabalhava no Brasil como assessor bíblico desde 1971.

Boa leitura!

“O Espírito não falará em seu próprio nome”

No próximo domingo celebramos o mistério insondável de Deus, a Santíssima Trindade. Durante os primeiros séculos da sua existência, a Igreja tinha dificuldade para expressar em palavras o inexprimível – a natureza do Deus em que acreditamos. Chegou à expressão belíssima do Credo Niceno-Constantinopolitano, infelizmente tão pouco usado nas celebrações de hoje, onde celebra o Pai “criador de todas as coisas”, do Filho, “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado”, e o Espírito que “dá a vida e procede do Pai e do Filho”. Mas mesmo essas expressões tão profundas não conseguem explicar a Trindade, pois se Deus fosse compreensível à mente humana, não seria Deus.

O Quarto Evangelho traz-nos formulações muito bonitas referentes à Trindade, especialmente no último Discurso de Jesus. Nesses capítulos (13-17), ele é representado como o Paráclito, uma palavra grega que significa, em nossa linguagem, o Advogado de Defesa. Em diversos textos, João expressa a função do Espírito dentro da comunidade pós-ressurrecional. No capítulo 16, de onde se tira o texto de hoje, existe um trecho trinitário: os vv. 13-15 se referem ao Espírito, os vv. 16-22 a Jesus e os vv. 23-27 ao Pai.

No texto de hoje, a função de ensino do Espírito é enfatizada. Como no Cap. 14, um texto paralelo, esse ensinamento não trará nada de novo. Jesus já recebeu tudo do Pai e o Paráclito recebe tudo de Jesus. Mas o ensinamento dele vai fazer com que os discípulos compreendam melhor o que significava o ensinamento que receberam de Jesus. Vai fazer com que eles “recordem” as suas palavras e, assim, consigam colocá-las em prática. O termo “verdade”, que se usa neste texto, tem o mesmo sentido que tem em outras passagens do Quarto Evangelho. Verdade é a fé em Jesus como revelação de Deus e que fala as palavras de Deus (cf. Jo 3,20.33; 8,40.47).

Dentro das limitações da linguagem humana, tentamos expressar o mistério da Trindade como “três pessoas numa única natureza”. Mais importante do que encontrar fórmulas abstratas para expressar o que no fundo é inexprimível, é descobrir o que a experiência com o rosto plural da Trindade pode nos ensinar para a nossa vida cristã. Talvez o livro de Gênesis possa nos ajudar. Lá se diz que Deus “criou as pessoas à sua imagem; à imagem de Deus ele as criou; e as criou macho e fêmea” (cf. Gn 1,26-27). Se todas as pessoas são criadas à imagem e semelhança de Deus, então ele é um Deus que é relação e tem rosto plural, feminino e masculino. Portanto, é uma Divindade comunitária, familiar, na diversidade.

Assim também acontece conosco. Somente podemos ser pessoas realizadas na medida em que vivemos comunitariamente.

Quem vive só para si é destinado à frustração e à infelicidade, pois está negando a sua própria natureza. O egoísmo é a negação de quem somos, pois nos fecha sobre nós mesmos. No entanto, somos pessoas criadas à imagem de um Deus que é o contrário do individualismo, pois é Trindade. No mundo pós-moderno, onde o individualismo social, econômico e religioso é tido como critério fundamental da vida, a experiência com a Trindade nos desafia para que vivamos a nossa vocação comunitária, criando uma sociedade de partilha, solidariedade e justiça, no respeito ao diferente, às outras pessoas, pois fomos criados na imagem e semelhança deste Deus que e amor e comunhão. A festa de hoje não é de um mistério matemático – como pode ter um em três? – mas do mistério do amor de Deus, que nos criou para que vivêssemos comunitariamente na sua imagem e semelhança.

Texto partilhado pelo autor. Pe. Tomaz faleceu em maio de 2017 deixando saudades aos amigos, amigas e companheiros(as) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), entidades em que atuava como biblista.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×