CEBI em destaque

CEBI-ES: Guarapari recebe assessoria de Ildo Bohn Gass

Entre os dias 20 e 22 de abril, o núcleo de Guarapari do CEBI-ES organizou dois momentos de estudo bíblico com a presença de Ildo Bohn Gass.

O primeiro aconteceu no dia 20 (sexta-feira) à noite, na Comunidade Católica Matriz São Pedro. Foi uma conversa sobre “Satanás e os demônios na Bíblia”, tema de um dos livros de Ildo, com a presença aproximada de 110 pessoas. De um lado, foi importante percebermos o que os Evangelhos querem dizer ao usar os termos satanás/diabo ou demônios. Se satanás está associado à tentação que nos procura desviar do caminho de Deus, demônios têm a ver com possessão de um espírito de doença que prejudica as pessoas.

De outro lado, foi importante também perceber como, ainda hoje, a fim de sermos plenamente livres, precisamos aproximar-nos de Deus, fonte de todo bem. Assim, não cairemos nas tentações diabólicas que nos escravizam, nos acorrentam, nos aprisionam e que promovem a morte. Poderemos também lutar contra os males demoníacos que fazem mal a nosso ser.

Encontro em Guarapari, no Espírito Santo

Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo pela manhã), reunimo-nos no Sítio São João, também em Guarapari. Com o auxílio de Ildo, sondamos elementos introdutórios para quem deseja se aprofundar no estudo do Primeiro Testamento. Tivemos a presença de 34 pessoas de tradição Católico romana, Luterana e Presbiteriana Unida.

O caminho norteador foram as três principais teologias ou experiências com Deus que perpassam toda a Bíblia: a da Criação, com enfoque no Deus da Vida, no respeito à vida; a do Êxodo, retratando do Deus da libertação, da liberdade; e da Aliança, que revela o Deus do amor e da misericórdia. A teologia do Êxodo é a principal, uma vez que é a narrativa fundante do povo de Israel. Nesta perspectiva, Ildo ajudou o grupo a conhecer o rosto de um Deus libertador, inclusive presente na narrativa da ida de Abrão e Sarai ao Egito, relato que antecipa a experiência do Êxodo (Gênesis 12,10-20).

Num momento seguinte, o grupo foi convidado a fazer o caminho do povo da Bíblia e a perceber seu novo Êxodo, quando eram cativos na Babilônia. No decorrer da história de Israel, a narrativa do Êxodo serviu como experiência que sempre animou a esperança do povo para estar em permanente busca da liberdade. Assim também aconteceu com Jesus de Nazaré, o novo Moisés, promotor de um novo Êxodo de libertação plena, a fim de que tenhamos vida e vida em abundância (João 10,10).

A partir do estudo sobre os Discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35), conhecemos mais de perto o método da Leitura Popular da Bíblia, que tem a vida como ponto de partida, vai ao texto bíblico e volta para a vida com a luz da Palavra. Esse método ajuda-nos a ter um novo olhar para os textos bíblicos e também sobre a nossa realidade.

Agradecemos a todos e todas que colaboraram na realização do encontro, ao Ildo pela disponibilidade e ao CEBI-ES pelo apoio. Foram muito bons os momentos de partilha e convivência!

Texto partilho por Claudeci, em nome do grupo.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×