CEBI em destaque

CEBI-GO: Partilha sobre o encontro da Coordenação Ampliada

grupo de mulheres durante o curso e Goiânia
Nós do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos em Goiás (CEBI-GO) nos reunimos no dia 17 de março de 2018 em Goiânia, para a nossa reunião ampliada estadual com representações das cidades de Anápolis, Bela Vista de Goiás e Goiânia.

As microrregiões de Campos Belos, Orizona, Catalão, Trindade e diocese de Goiás justificaram ausência, mas estavam conectadas conosco por meio de whatsapp.

Os temas do encontro

Em nosso encontro refletimos sobre a conjuntura social e política brasileira. Nesse contexto, trouxemos à tona discussões que envolvem a questão da água como direito humano básico e fundamental, e as ameaças às quais ela está sujeita, principalmente em relação à sua mercantilização e privatização.

Ficamos em sintonia com a realização do Fórum Alternativo Mundial das Águas 2018 (FAMA), que acontece em Brasília, em contraposição ao Fórum das Corporações, autodenominado 8º Fórum Mundial da Água. Aos olhos nos salta que os interesses do Fórum das Corporações estão relacionados à privatização de nossas águas para grandes empresas multinacionais. Por isso, junto aos povos e comunidades do FAMA, defendemos que “Água não é mercadoria!”, é bem comum, é direito.

Ficamos em profunda comunhão com os grupos e comunidades que choram o assassinato político da Marielle Franco, vereadora do PSOL-RJ, do qual também foi vítima o motorista Anderson Gomes. Choram reafirmando a continuidade das lutas ecoadas por ela contra os abusos policiais, o racismo, a homofobia e a violência, sobretudo contra as mulheres e a juventude negra das favelas e periferias.

À luz do texto bíblico da comunidade de Lucas (15, 8-10), refletimos que esse modelo neoliberal capitalista, faz com o que os povos e comunidades rurais e urbanas percam direitos fundamentais e valiosos à sua sobrevivência.

grupo se reúne em Goiânia

Alternativas para um mundo novo

O FAMA, as lutas pautadas por Marielle Franco, e outras iniciativas em defesa da Vida, representam alternativas que procuram e fazem acontecer novas relações sociais, políticas e econômicas que convocam para a festa, a alegria, a dignidade, o respeito, a partilha, o bem comum. Atitudes como essas estão presentes na mulher da narrativa bíblica conhecida como “a moeda perdida”.

Nessa perspectiva continuamos o planejamento das atividades do CEBI no estado.
A reunião ampliada contou com a participação de 15 pessoas. Entre estas, 13 mulheres e dois homens. Do total, 3 jovens.

Texto de Douglas, Roneide e Múria, do CEBI-GO. Goiânia, 20/13/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×