CEBI em destaque

CEBI-CE: 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Motivada a falar sobre a data de 08 de março e seu significado para mim, pensei: o que tenho a dizer sobre esse tema?

Sei da enorme importância de todos os movimentos de mulheres ao longo da história e, especificamente do DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

No nosso calendário gregoriano o ano em 364 dias. Por que só um dia dedicado às Mulheres, que são a maioria da população? Por que essa data?

Há todo um histórico das lutas emancipatórias das mulheres como o movimento sufragista, “emancipação feminina na Rússia soviética”, a resistência das mulheres latino-americanas, e por aí vai.

Mas como agariana/cebiana inserida no CEBI e comprometida com a Leitura Popular e Libertadora da Bíblia, pus-me a matutar (usando uma expressão bem cearense). Será que os primórdios das lutas feministas não remontariam a tempos ancestrais? Nas nossas mães africanas com suas rezas e “mezinhas” ao cuidar da comunidade? Pimba! Fez-se a luz.

A divindade libertadora que cremos “escreveu” diferente os textos bíblicos. Então como Eva eu pensei: Deus não proibiu comer do fruto, mas disse para saboreá-lo, ruminá-lo e fazê-lo sabedoria de vida. E como Agar disse: Deus não criou esse sistema de escravizar uma mulher e fazê-la parir para outra. O filho das minhas entranhas é meu! E Deus falou com Agar, a abençoou e a fez mãe da uma grande descendência.

E a noiva do cântico dos cânticos que contra todas as imposições diz “eu sou do meu amado e o meu amado é meu”, não aceitando que as regras e as normas vigentes conduzissem a sua vida. Dando um salto para a frente vejo Maria de Nazaré rompendo com todas as amarras legais dizer: SIM, SEREI A MÃE DO LIBERTADOR!

E Maria de Magdala, discípula e parceira de Jesus na caminhada de libertação das pessoas oprimidas pelos sistemas imperiais dizer aos homens: há lugar para mim nesse grupo, e sou seguidora de Jesus sim, queiram ou não. E muitas outras mulheres da Bíblia que disseram não as exclusões e sim a dignidade da mulher em toda a sua plenitude.

Dia Internacional da Mulher

Então, para mim pretensamente biblista, as raízes dos feminismos estão na história das mulheres da Bíblia ao entenderem que a divindade libertadora e criadora é para toda as pessoas que sonham com um mundo onde todas e todos tenham espaço de vida digna, de solidariedade, fraternidade, sororidade e amorosidade, como VIVE, ENSINA E INSPIRA O MESTRE DE NAZARÉ.

Enquanto houver violência de todas as formas contra todas as mulheres, em todos os lugares, enquanto o FEMINICÍDIO encher as páginas policiais diante da indiferença da sociedade, o 08 de Março se faz necessário.

E o meu sonho como agariana/cebianas é ver a LPB entendida pela comunidade cebiana como intrinsecamente sendo ECUMÊNICA, ECOLÓGICA, ETNICA, MILITANTE POLÍTICA E FEMINISTA.

Principalmente que não mais sejam necessárias datas específicas para grupos excluídos das sociedades e que “todas e todos sejam uma só família humana em Cristo”.
Por tudo isso: VIVA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Texto de Terezinha Casimiro Albuquerque, do CEBI-CE.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×