CEBI em destaque

CEBI-MS: O que temos a aprender com os povos indígenas de Dourados?

No dia 25 de fevereiro de 2018 o grupo do CEBI-MS esteve junto com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e membros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil de Campo Grande, visitando áreas de retomada indígena na região de Dourados e Douradina.

As histórias de vida

Pela manhã estivemos no Tekohá Apykaí, onde Damiana encontra-se com sua família resistindo às margens da rodovia, completando quase dois anos do seu despejo. Uma mulher guerreira que é um exemplo de força e resistência, que busca força em seus ancestrais para resistir aos ataques à sua família.

Seu Bonifácio, cacique do Tekohá Pacurity, há 32 anos na retomada onde seus antepassados viveram e com muita sabedoria e lucidez, nos deu uma verdadeira aula de história, contando toda sua trajetória de luta, como era a organização dos povos kaiowá antes de terem suas terras invadidas e como foi ser expulsos de seu território na época da colonização de Dourados. Sendo hoje um exemplo para as gerações que vivem na comunidade e que lutam pela construção da Casa de Reza, local que tem um papel tão importante na vida da comunidade.

Pudemos acompanhar como está o andamento do projeto “Casas de Reza”, articulado pelo Cebi, e que tem a alegria de estar podendo contar agora com apoio da Igreja Anglicana.

Outra realidade que conhecemos foi a da Reserva Jaguapiru, onde fomos recebidos por seu Getúlio, uma liderança que, juntamente com sua companheira Dona Alda, recebe pessoas da região para tratamentos de saúde com plantas medicinais. Mesmo com a urbanização das reservas eles resistem mantendo os ensinamentos e as tradições de seus ancestrais. Tanto no tratamento de doenças, como na sua fé.

Retomadas

Em Douradina visitamos duas áreas de retomadas que hoje vivem de sua própria produção, Itay e Guirá Kamby, onde fomos recebidos por seus caciques, Seu Joel e Elizeu. São duas áreas vizinhas que já enfrentaram ordens de despejos várias vezes e hoje vivem resistindo, mas com alegria de poderem estar plantando na sua terra e tirando dela a sobrevivência das famílias. Preparam-se para fazer a Benção do Milho que será na próxima lua cheia, um momento de agradecer a Nhanderú pela terra e produção dos alimentos e plantas tradicionais.

Ver a realidade as quais estão submetidos aqueles seres humanos é uma experiência muito sofrida, mas enriquecedora. Todos traziam em seus olhares a luz da resistência, nas suas vozes soava a melodia da esperança.

Eles têm muito a nos ensinar e nós muito a aprender. De fato, a cultura se transforma, afinal somos seres humanos em eterna transformação, mas a fé que carregam é uma riqueza inabalável. E é na fé que está a força para a luta e a esperança da vitória, não só deles, mas de todos nós.

Fonte: Textode Marisa Motta Zimermann e Vera Lúcia Ferreira Pereira, ambas do CEBI Dourados.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×