CEBI em destaque

CEBI-RS: Resistência, cuidado e diversidade na 41ª Romaria da Terra

O CEBI RS fortalece, mais uma vez, sua relação com a Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que neste ano aconteceu no município de Mampituba.

A 41ª Romaria da Terra teve como tema o título “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, para dar destaque ao protagonismo das mulheres da resistência e dos movimentos sociais, além fazer um alerta sobre a persistente violência de gênero presente nestes espaços.

Reunidos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o evento reuniu mais de 5 mil pessoas.

Livraria popular, presente!

O CEBI-RS esteve presente com a banca de livros e a distribuição de material sobre a Leitura Popular da Bíblia. O evento foi um momento de rever amigos/as e parceiros/as das dioceses, grupos de estudo e movimentos sociais.

A banca também foi visitada pela reverenda Lúcia Dal Pont, Diretora Adjunta Nacional do CEBI e sua família, o revdo. Luiz e seu filho Gílio, do CEBI PR, além de outros padres e bispos que partilham de nossa caminhada.

A banca esteve sob o cuidado da Deise Abé, Coordenadora do CEBI RS, do Edison Costa, Secretário do CEBI-RS, e do jovem Gílio Sirtoli.

Após muitos anos de história e caminhada com a Romaria, neste ano o CEBI teve a participação ecumênica na celebração eucarística. Estavam presentes junto ao altar as reverendas Lucia e Carmem, da igreja Anglicana. Segundo Edison Costa, esse foi um momento importante pois demonstrou que “a organização do evento também avançou e provou que a unidade e o ecumenismo devem prevalecer”.

Resistência, cuidado e diversidade

Alguém já disse que, em todas as línguas, não por acaso, a palavra mãe reproduz o primeiro gesto da/o recém nascida/o, buscando e sugando o leite no seio da mãe (madre em espanhol,, mama em italiano, mother em inglês, mère em francês, etc…), como se a natureza se encarregasse de mostrar que a sobrevivência da humanidade toda nasce dessa alimentação, independentemente das pessoas e do lugar onde ela se dá, à semelhança da terra como fonte de toda a vida.

As/os índias/os, diferentemente das/os brancas/os, compreenderam muito melhor a condição da terra como mãe (pacha mama). Ela e a gente toda sua filha, merecedoras do cuidado próprio do “bem viver”, totalmente incompatível com a submissão ao arbítrio e à ganância do agronegócio predador. Esse agride tanto a terra como a gente que tem direito de acesso a ela, confirmando, de modo inequívoco, a palavra do Papa Francisco, na encíclica Laudato Si, quando ele identifica a crise ambiental e a crise social como uma e a mesma realidade. A romaria da terra deste ano certamente vai lembrar essa lição, fortalecendo, empoderando a militância feminina em defesa dos direitos das mulheres.

Daí a íntima relação da virtude do cuidado com a da diversidade. A cultura e a ideologia machista não discernem como as mulheres, respeitadas naturalmente as exceções, as diferenças próprias de um pluralismo de etnias, de condições de vida, de nacionalidade e de renda. Isso é bem melhor percebido por elas, inclusive quando a injustiça social é motivada por essas diferenças, bastando lembrar aqui o quanto gente pobre, quilombolas, índias/os, pardas/os, refugiadas/os, estrangeiras/os sem-terra e sem-teto, são discriminadas/os sem outras razões do que a do puro preconceito, e nelas quase sempre encontram a primeira compreensão e ajuda

(Fonte: As virtudes femininas da Romaria da terra por Jacques Távora Alfonsin)

Fonte: Contribuição de Edison Souza, CEBI-RS. Com informações do site CEBs do Brasil, 09/02/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×