Notícias

No deserto com as feras de hoje [Marcelo Barros]

Marcelo Barros: reflexão da semana
Confira a reflexão de Marcelo Barros sobre o início da Quaresma. O texto foi publicado no blog do autor.

Boa leitura!

A cada ano, ouvimos esse evangelho da tentação de Jesus no deserto. Marcos (Mc 1, 12- 15) é um relato extremamente sóbrio e resumido. Depois de mostrar que Jesus inaugura o mundo novo pelo mergulho no Jordão (batismo), ele vai para o deserto. É no retomar o caminho do Êxodo que Jesus se prepara a missão. No enfrentamento consigo mesmo – com suas feras interiores e em uma luta na qual os mensageiros de Deus o servem e ajudam. Ao fazer isso, Jesus retoma o caminho do antigo povo de Deus no Êxodo e também nos indica qual deve ser nosso itinerário hoje.

Enquanto certos grupos de tipo carismáticos pensam que ao se encher do Espírito, esse os conduz a um ambiente religioso e fora do mundo (sinto que essa é a tentação de monges e monjas também), Marcos diz que Jesus é empurrado pelo Espírito para o deserto e é para a luta. A luta contra tudo o que impede a sua missão. Satanás representa “o outro lado” que sempre nos ocorre – significa as diversas tentações – provas que Jesus vai ter de enfrentar – oposições dos religiosos – oposição dos aliados do império – que ele veio derrubar – oposição dos próprios discípulos – tentações que vão ocorrer durante toda a vida de Jesus e durante todo o tempo para nós também.

Hoje, rezo quais as tentações que devo enfrentar hoje, em que deserto, o Espírito me leva agora e como vivê-lo. Sei que na linguagem apocalíptica do evangelho de Marcos, as feras com as quais Jesus meditava não era leões e panteras. Eram os medos, os fantasmas interiores, assim como nos livros apocalípticos as feras são também os impérios e poderes do mundo. Mas, ainda bem que os mensageiros de Deus vêm servi-lo.

Ontem à tarde, no encontro da Partilha, fizemos um gesto que era comum em algumas Igrejas orientais. Cada pessoa repartiu uma folha de papel em três partes e, depois de orar e invocar o Espírito, escreveu, em cada parte, aquilo que acredita que Deus está lhe pedindo agora para intensificar nessa Quaresma. Na primeira parte da folha, algo que diz respeito à relação consigo mesmo, na segunda parte da folha, algo referente ao cuidado e responsabilidade com os outros, na terceira parte, algo a ser intensificado na relação com Deus. Depois de escrever, cada um dobra as três partes da página em várias partes e mostra os três papeis ao irmão ou irmã que está a seu lado. Ele ou ela escolhe uma das três que eu escrevi e me devolve (sem ler). Só escolhe para mim, mas me devolve. E aquela é das três, a que Deus me pede que priorize nesse momento da minha luta…

Entre as três que eu tinha escrito, a que Cristina que estava ao meu lado escolheu e me deu foi a que dizia respeito ao cuidado comigo mesmo – atenção maior para viver aquilo que eu proponho aos outros. É interessante porque assim que acabamos de fazer essa dinâmica que é comum em alguns grupos das Igrejas orientais, um dos irmãos, Geraldo, falou que dos três compromissos – comigo mesmo – com o outro e com Deus – o primeiro que pode garantir a sanidade dos outros dois, é comigo mesmo…

Vamos então para o deserto dessa Quaresma e nos preparar para a alegria e a renovação feliz da Santa Páscoa.

Fonte: Texto de Marcelo Barros publicado em seu blog, 18/02/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×